O Cantinho do Avillez, Lisboa

O José Avillez é  uma espécie de Cristiano Ronaldo da gastronomia portuguesa. Para além de fazer umas fintas do outro mundo, é no trabalho árduo, na persistência e na vontade de vencer que estão os alicerces do seu sucesso.

Na cozinha, o José é genuíno, de uma simplicidade brutal, o melhor a cruzar os sabores da gastronomia tradicional portuguesa com a sabedoria e inspiração contemporânea, moderna, internacional. Se tivesse que escolher alguém para representar Portugal numas olimpíadas da culinária, era ele que eu escolhia de caras. Para além da cozinha é um verdadeiro empreendedor, fareja em cada esquina uma oportunidade, uma nova forma de potenciar a sua veia culinária no mundo dos negócios.

O Cantinho do Avillez é um dos seus investimentos e possivelmente o seu espaço mais descontraído, confortável, ideal para comer bem e desfrutar de uma boa companhia.

Na ementa desfilam petiscos variados, peixinhos da horta, farinheira com crosta de broa, empadinhas de perdiz, cavala fumada de escabeche foram os que escolhemos.  É obrigatório terminar com um prego; o melhor de Lisboa e é impensável não beber do vinho que tem o seu nome, o JA, que naturalmente é o que mais se bebe por ali.
Se ainda houver espaço, recomendo o leite-creme de laranja e baunilha e o cheesecake enfrascado com framboesas e manjericão. Tudo fantástico e sem segredos; todas as receitas da carta podem ser consultadas e levadas para casa, no livro de receitas do Cantinho, uma visita guiada à sua cozinha para conhecer e experimentar em casa mais tarde.

O NY Times considerou o Cantinho 1 dos 4  restaurantes imperdíveis em Lisboa, um cartão de visita que ostenta orgulhosamente com todo o mérito e que eu subscrevo totalmente.

Publicado originalmente em: https://www.foradaminhacozinha.com

Social Media

SUBSCREVA A NEWSLETTER

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO