É bonita em todas as estações, mas é nesta estação que maravilhosamente desabrocha. Há vários sítios em Lisboa para aproveitar a Primavera, dos jardins às esplanadas. Aqui, o tempo passa mais devagar, o prazer pela vida e por um ritmo mais calmo encontra um excelente cenário, e os habitantes, transeuntes e a cidade parecem sorrir mais. Celebremos a estação do reflorescimento com estes locais especiais.
PASSEIE PELOS JARDINS
Em Lisboa, não faltam recantos e amplos espaços em que o verde e o colorido das árvores e das plantas tomaram conta. Felizmente, a nossa ainda é uma cidade florida. E dos jardins mais pequenos aos maiores, não faltam espaços verdes para habitantes e turistas descobrirem um ritmo a que a cidade deleita. Para ler, passear, fazer exercício físico, namorar, brincar, jogar, fazer piqueniques, armar-se em botânico ou lepidopterologista, estes locais são uma boa escolha.
SENTE-SE E BEBA UM REFRESCO
Em Lisboa, as esplanadas têm muito protagonismo e afluência que devia haver verbo para essa atividade, algo parecido com “esplanadar”. Estas costumam integrar jardins e espaços verdes que intensificam ainda mais a sensação de bem-estar. Para quem tem miúdos ou animais, nada como um pedaço de relva ou um parque infantil por perto para descansar.
NÃO É UM PIQUENIQUE, MAS ESTÁ LÁ PERTO
As esplanadas destes restaurantes acercam-se de jardins ou ficam em pátios onde não faltam plantas e árvores. Ficará a sensação de estar a almoçar num jardim de casa, ou a fazer um piquenique, mesmo tendo uma refeição composta no prato. E assim se aproveita a primavera às refeições.
À VOLTA DE LISBOA
Nestes jardins à volta de Lisboa o tempo abranda, o sol brilha por entre as árvores e as energias ficam repostas.
SE TEMOS UM RESTAURANTE E UM JARDIM, TEMOS TUDO
Este título é uma alteração da original de Cícero – “Se temos uma biblioteca e um jardim, temos tudo” – mas sendo romano, duvidamos que o político, orador e escritor se importasse com esta apropriação. Nestes restaurantes, aos prazeres da comida juntam-se os do ar fresco e puro de um espaço verde perto.