Páteo Velho – Ordem dos Médicos

Comida de conforto mas de sofisticação irrepreensível sob a tutela do Chef Beja. Óptimo exemplo dos twists a que a cozinha portuguesa se atreve. Boa aposta na carta de vinhos.

Na bela vivenda que faz de sede da Ordem dos Médicos estabeleceu o restaurante Páteo Velho o seu poiso em Lisboa, logo à entrada da longa avenida que leva da Rotunda do Relógio ao Areeiro. O bar é amplo e muito concorrido e a sala, apesar de pequena, tem vistas largas para o belo jardim. A cozinha do Chef Beja (sob orientação do Chef José Mártires) é dedicada à culinária regional portuguesa e nessa viagem de sabores cabem opções como as bochechas de vitela estufadas em vinho tinto sobre risotto de cogumelos, a barriga de porco com estufado de favas e texturas de enchido, o linguado frito com açorda de alho ou o polvo à lagareiro com batatas a murro e grelos. O cozido à portuguesa dos últimos domingos do mês, com produtos exclusivos da região Oeste, é uma experiência difícil de esquecer. Mais português do que isto é difícil encontrar e muito menos naquela zona de tão grande movimento rodoviário.

As opções vegetarianas são imperdíveis bem como as ementas ‘alternativas’ com risotos e raviolis a encimar a lista. A garrafeira recomenda-se vivamente, toda ela composta de vinhos nacionais com destaque para os da região de Alenquer (onde fica, na Ventosa, o ‘quartel-general’ do restaurante Páteo Velho). O branco Viognier Reserva Quinta do Lagar Novo com a sua cor amarelo palha e o aroma a fruta madura com frutos tropicais e o tinto Colossal Reserva Casa Santos Lima de longa persistência, aroma intenso, notas de fruta preta e alguma especiaria são as nossas escolhas para proporcionar a devida companhia à refeição.

O Páteo Velho – Ordem dos Médicos tem ainda uma ampla sala (250 pessoas) para todo o tipo de evento e enquanto empresa de raiz familiar é especializada em serviços de catering.

Avenida Gago Coutinho 151, Lisboa. Telf. 964 944 087. Seg. a Sáb. 12h-23h. €25

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *