COM UMA SIMBIOSE ÚNICA ENTRE CULTURA E ARTE, HISTÓRIA E MODERNIDADE E PATRIMÓNIO E NATUREZA, OLIVEIRA DO BAIRRO CONVIDA À CRIAÇÃO DE MEMÓRIAS E À VIVÊNCIA DE EMOÇÕES.
Entre o mar e a serra, no coração da Bairrada, está localizado Oliveira do Bairro, um território com uma diversa oferta de património cultural, artístico, histórico e natural.
O Quartel das Artes é dos melhores equipamentos culturais da região centro, a Radiolândia – Museu do Rádio tem um espólio de relevância e dimensão internacional e o Museu de Etnomúsica da Bairrada alberga importantes coleções ligadas à música bairradina.
As peças de arte urbana, de artistas como Coletivo Nora, Bordalo II e António Conceição, dispersas no concelho, representam a sua história, gentes e tradições, com um toque de modernidade.
Os campos de arroz, no Vale do Cértima, e as cegonhas que os sobrevoam, são o ex-líbris do património natural. Os parques ribeirinhos, associados à Pateira de Fermentelos e à Ria de Aveiro, estão enquadrados na Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro.
Na gastronomia destacam-se o Leitão da Bairrada e os Rojões com Batata à Racha e Grelos. Para acompanhar, não pode faltar um vinho de produtores locais e, no final, o doce local Bateiras do Cértima.