DE APARÊNCIA AUSTERA, EXIBINDO UM EXTENSO E RICO PATRIMÓNIO BEM CONSERVADO, VILA REAL É, NO ENTANTO, UMA CIDADE DINÂMICA E COSMOPOLITA.
Vila Real beneficia e muito dos pólos de ensino e de ciência e tecnologia ali instalados, que apostam nas áreas agro-alimentar e de valorização ambiental, trazendo sangue novo e crescimento à região.
Situada num planalto a cerca de 450 metros de altitude sobre o rio Corgo, um dos afluentes do Douro, mantém características rurais vincadas, aninhada entre as Serras do Marão e Alvão e os socalcos vinhateiros.
Na cidade outrora conhecida como a “Corte de Trás-os-Montes”, devido às muitas famílias brasonadas que então ali viviam, comece por descobrir a zona medieval, do século XIII, e a Vila Velha, descendo depois até às margens do rio, para usufruir do frondoso Parque Corgo. Nos arredores, há que visitar o santuário rupestre de Panóias, o Palácio de Mateus e seus jardins e ainda a Casa dos Brocas, construída pelo avô de Camilo Castelo Branco, onde o escritor viveu.
Quando bater o apetite, prove um covilhete para entrada, uma genuína posta maronesa depois – ou talvez umas Tripas aos Molhos, e termine com um Pito de Santa Luzia, uma Gancha de S. Brás ou uma Crista de Galo que, em 2019, foi considerada uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.