O VINHO MADEIRA É UM DOS ÍCONES DA ILHA. E O BLANDY’S WINE LODGE É CONHECIDO COMO A SUA CASA.
Visitar a Madeira sem provar o Vinho Madeira, conhecer a sua história ou levar uma garrafa para casa é passar ao lado de um dos principais embaixadores deste destino. Felizmente, numa única visita ao Blandy’s Wine Lodge, consegue todas essas experiências.
Bem no centro do Funchal, ao lado do Jardim Municipal e frente ao Palácio de São Lourenço, encontra, num edifício histórico, o Blandy’s Wine Lodge. O edifício alberga as adegas criadas por John Blandy em meados do século XIX. Atualmente, continua a ser o coração do negócio de vinhos da família, onde mais de 650 barris e cubas são armazenados, envelhecendo o melhor dos vinhos no método tradicional do canteiro. Aberto ao público para visitas guiadas, o Blandy’s Wine Lodge é hoje reconhecido pela revista Wine & Spirits como uma das 100 melhores adegas do Mundo. Impossível resistir-lhe. Quer entrar?
O que há para ver
À primeira vista é um edifício com telhados de tijolo, grossas paredes de pedra e piso de madeira. A sua ótima exposição solar proporciona um microclima único, elemento chave no envelhecimento dos vinhos. Mas há muito mais a dizer e para ver, de acordo com os níveis de conhecimentos de vinho do visitante, e ainda dependendo do montante e do tempo que se quer gastar na visita. Comum a todos os programas de visita guiada é a partilha de informação sobre a produção do vinho Madeira e a visita à tanoaria e às salas de envelhecimento. E ainda a imprescindível prova.
Os diferentes programas incluem ainda visitas à exposição “da Vinha ao Vinho”, às cubas de madeira de cetim, ao Museu Blandy’s – que conta a história da família que é a única, de todos os fundadores originais do comércio do vinho Madeira, que ainda possui e gere a sua própria empresa vitivinícola original – e ainda à Sala Leões ou à coleção particular da família Blandy’s, que é mantida abaixo do piso térreo.
Com duração a variar entre os 30 minutos e 1 hora e 45 minutos e preços entre 8,70€ e 31,90€, são vários os programas de visita. Estas realizam-se ao longo do dia, de segunda a sábado, e estão disponíveis em português, inglês, alemão, francês e espanhol. As crianças, acompanhadas por um adulto, são igualmente bem-vindas.
E o que há para provar
O Vinho Madeira, pois está claro. Para muitos, este é mesmo o momento mais importante, pelo que podem ir diretos ao fim da linha das visitas e fazer uma prova “não acompanhada”, que não necessita de reserva. Mesmo entre estas há várias à escolha. Comecemos pelas Horizontais, que comparam uma gama de vinhos da mesma idade – 3, 5 ou 10 anos – mas de estilos diferentes (Secos, Meio Secos, Meio Doces e Doces). Ou pelas Verticais, que comparam uma gama de vinhos do mesmo estilo, podendo escolher entre o Sercial, o Verdelho, o Bual, o Malmsey ou o Tinta Negra, mas de diferentes idades, num total de quatro copos. Já as provas Blandy’s vs Miles comparam vinhos da mesma idade e estilo, mas de marcas e castas diferentes; as provas Colheita apresentam quatro copos de Colheitas (um vinho datado, mas que ainda não chegou aos 20 anos), um de cada estilo; as provas Vintage apresentam uma seleção de vinhos com mais de 20 anos de envelhecimento; e as provas Atlantis apresentam uma seleção do vinho de mesa da Madeira.
Com marcação prévia há ainda as provas comentadas, orientadas pelos embaixadores da marca, na Sala Fresqueira, num ambiente mais reservado. A seleção de vinhos é servida com harmonização gastronómica.
Como trazer para casa?
Reza a história que o vinho Madeira era muito popular entre os fundadores dos Estados Unidos, como George Washington e Thomas Jefferson, não só pelo pelo seu sabor, mas também pela sua capacidade de resistir a longas viagens transatlânticas sem se deteriorar. Assim continua a ser nos tempos que correm, pelo que apetece sempre sair da visita com, pelo menos, uma garrafa para provar em casa, mesmo que a casa seja longe. Para quem viaja de avião, por exemplo, é possível comprar o vinho numa das lojas do Blandy’s Wine Lodge e levantar na loja do aeroporto “Portfolio”, após o controlo de segurança. Qualquer um dos espaços de loja – Sala Fresqueira, Sala Max Römer, Cofre e A Loja do Vinho – estão abertos ao público e não requerem reserva para serem visitados.
Veja mais aqui:
Onde: Blandy’s Wine Lodge
Morada: Avenida Arriaga, 28, Funchal
Contacto: (+351) 291 228 978
Nota: artigo em colaboração com Blandy’s Wine Lodge