A NORTE DE PORTUGAL, ENTRE AS SERRANIAS DA CABREIRA E DO MARÃO, NUM EXTENSO VALE, À MARGEM DO RIO TÂMEGA, ENCONTRA-SE UM DOS MAIS ANTIGOS E HISTÓRICOS CONCELHOS DO MINHO.
As bases da identidade deste concelho estendem-se entre a Natureza, a Cultura, o Desporto e a Gastronomia, podendo estes serem experienciados em simultâneo.
Em Cabeceiras de Basto, destacam-se os deslumbrantes e naturais miradouros, em plena Serra da Cabreira, que se revelam verdadeiros cenários de “fazer perder a vista”. E, claro, há trilhos para descobrir, encostas para descer e rios para explorar.
No que diz respeito a património arquitetónico e museológico, destacam-se os Moinhos de Rei, o Núcleo Ferroviário, a Casa da Lã e a Casa do Tempo. Existe ainda o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, ex-líbris do concelho e a joia do Barroco Português, na região de Basto. Na antiga sacristia do Mosteiro de S. Miguel de Refojos é possível visitar o Núcleo Museológico de Arte Sacra.
Este concelho tem ainda as festas, as romarias, as lendas e os saberes das suas gentes. E não falta a cultura, a arte, a música e teatro. Não menos importante, a gastronomia do concelho caracteriza-se por sabores sublimes e autênticos.
Visitar Cabeceiras de Basto é sentir, é descobrir, é viver e ficar apaixonado por este território ímpar!