A gastronomia de lisboa é bairrista e de conforto, variada e rica da entrada à sobremesa. E sempre capaz de servir a tradição com um toque moderno.
É uma região dada ao petisco, dos caracóis às frituras (salgados, pastéis ou pataniscas) dos corpulentos enchidos à riqueza dos mariscos. O bacalhau reina supremo entre feijoada, favas, caldeirada e a amada sardinha assada. O peixe vem fresco da costa e a doçaria chega quente à mesa: arroz-doce, tartes ou bolo-rei, mas quem manda é o pastel de belém. Tudo regado pelo melhor vinho da região. Para abrir o apetite, aqui vos deixamos uma amostra das especialidades locais
PEIXE
Com uma generosa linha de costa, a Portugal não falta o melhor peixe e Lisboa não é exceção. O peixe quer-se fresco e grelhado. Sardinhas, douradas e robalos brilham nas ementas lisboetas, na brasa, assados ou ao sal. Vendidos ao quilo são a garantia de que vêm do mar.
BACALHAU
Dele se diz haver mil e uma maneiras de o cozinhar. Entre elas, o ‘fiel amigo’ serve-se em Bacalhau Cozido com Todos, à Bras, à Lagareiro, na brasa ou no forno, em pastéis e pataniscas. Sempre na companhia dos mais variados legumes e de um azeite de primeira qualidade.
MARISCADA
Cozidos ou ao natural com a eventual pitada de limão, os mariscos da costa portuguesa são presença constante dos restaurantes de Lisboa. Gambas, caranguejo, conquilhas, lagosta ou ostras, o difícil é escolher. A solução é comer de tudo no mesmo prato: a ‘mariscada’.
POLVO
Vem da costa que leva de Cascais à Ericeira e acaba no prato à Lagareiro (com alho, azeite e batatas no forno) ou num arroz malandrinho, frito, em patanisca e, em versão refrescante, em salada.
COZIDO À PORTUGUESA
O prato de assinatura de Portugal, muito amado na capital. Legumes fartos e um sortido de enchidos cozidos na ordem certa, toucinho, carnes de vaca, porco e galinha e arroz cozido nessa água. Paladares intensos e fartura para apreciar em família e entre amigos.
DOCES TÍPICOS
É da natureza de diferentes concelhos da região de Lisboa defender a fama da sua doçaria entre tartes, bolo-rei, arroz-doce e outros mimos locais, mas quem manda no cremoso e açucarado é o pastel de nata. O Pastel de Belém reina supremo entre as delícias gulosas.
ONDE PROVAR?