DESCOBRIR PENAMACOR: O QUE VISITAR, FAZER, ONDE COMER E DORMIR

O MUNICÍPIO DE PENAMACOR INTEGRA O TERRITÓRIO DA CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL – TERRAS DO LINCE, GALARDOADO PELA EUROPARC FEDERATION, E O GEOPARK NATURTEJO.

Reserva Natural da Serra da Malcata Vale de Fratura

Reserva Natural da Serra da Malcata – Vale de Fratura

Situada na mais antiga linha de fronteira da Europa, a vila raiana de Penamacor foi uma das sentinelas de vanguarda do território português a norte do Tejo desde a alvorada da nacionalidade. Contudo, o território tem um conjunto vasto e riquíssimo de património histórico edificado, arqueológico e etnográfico, que se estende desde o neolítico à atualidade.

A imponente torre de menagem e o antigo convento de Santo António são dois ex-líbris da região. Os cruciformes, que pontilham as ruas de Penamacor e da Bemposta, relembram-nos a diversidade étnico-religiosa, com a presença judaica e conversos no território.

Torre de Menagem

Torre de Menagem

Fortificação medieval

Fortificação medieval


As tradições religiosas, desde a quaresma às romarias, demonstram que os antigos costumes ainda se encontram arreigados, assim como a tradição do Madeiro, cujas raízes são milenares.

Penamacor Vila Madeiro

Penamacor Vila Madeiro

Além do património cultural, podemos encontrar no Município de Penamacor um vastíssimo património natural, pautado por geossítios de interesse turístico e científico, e com a maior parte da mancha da Reserva Natural da Serra da Malcata a integrar o território.

Reserva Natural da Serra da Malcata- Bazágueda

Reserva Natural da Serra da Malcata- Bazágueda

Zona balnear do Meimão

Zona balnear do Meimão

VISITAR

FAZER

COMER

DORMIR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *