O MUNICÍPIO DE PENAMACOR INTEGRA O TERRITÓRIO DA CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL – TERRAS DO LINCE, GALARDOADO PELA EUROPARC FEDERATION, E O GEOPARK NATURTEJO.
Situada na mais antiga linha de fronteira da Europa, a vila raiana de Penamacor foi uma das sentinelas de vanguarda do território português a norte do Tejo desde a alvorada da nacionalidade. Contudo, o território tem um conjunto vasto e riquíssimo de património histórico edificado, arqueológico e etnográfico, que se estende desde o neolítico à atualidade.
A imponente torre de menagem e o antigo convento de Santo António são dois ex-líbris da região. Os cruciformes, que pontilham as ruas de Penamacor e da Bemposta, relembram-nos a diversidade étnico-religiosa, com a presença judaica e conversos no território.
As tradições religiosas, desde a quaresma às romarias, demonstram que os antigos costumes ainda se encontram arreigados, assim como a tradição do Madeiro, cujas raízes são milenares.
Além do património cultural, podemos encontrar no Município de Penamacor um vastíssimo património natural, pautado por geossítios de interesse turístico e científico, e com a maior parte da mancha da Reserva Natural da Serra da Malcata a integrar o território.