CONHECIDA COMO “TERRA DO GALO”, BARCELOS É UMA CIDADE VIVA E CRIATIVA. COM MAIS DE 850 ANOS DE HISTÓRIA, É A COMBINAÇÃO PERFEITA ENTRE TRADIÇÃO, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE.
Barcelos, berço do símbolo de Portugal no mundo, o Galo de Barcelos, é uma cidade viva e criativa, situada no coração do Minho. Evocando um jardim entre o mar e a montanha, é banhada pelo rio Cávado, dotada de grande riqueza histórica, o que faz desta cidade um verdadeiro museu ao ar livre.
Caminhar para conhecer Barcelos é partir à descoberta dos monumentos românicos, góticos e barrocos, num ambiente artístico sem igual. Visite o centro histórico, com paragem obrigatória no Paço dos Condes, onde encontra o Cruzeiro do Senhor do Galo, historicamente ligado à Lenda do Galo de Barcelos e ao Caminho Português de Santiago. O património é vasto. Destacam-se, entre outros, a Igreja Matriz, a Ponte Medieval, o Largo do Apoio, a Torre Medieval e o Templo do Senhor da Cruz.
Visitar Barcelos numa quinta-feira é experienciar a maior e mais antiga feira tradicional do país. Datada de 1412, a atmosfera única que se sente no ar advém do mundo rural presente neste evento etnológico único.
Barcelos é ainda território de montes panorâmicos, festas e peregrinações, com ênfase para a primeira grande romaria minhota, a Festa das Cruzes. Nos dias 1 e 3 de maio, Barcelos acolhe a Batalha das Flores e a Procissão religiosa, eventos de verdadeira essência minhota, onde os Tapetes de Flores no Templo do Senhor da Cruz, os Arcos de Romaria e a Lenda das Cruzes são os protagonistas. O folclore de rua, as bandas de música e as arruadas dos Zés P’reiras refletem o pulsar cultural das tradições barcelenses.
Barcelos encontra-se também no epicentro do Caminho Português de Santiago, sendo um dos territórios de Portugal mais rico em tradições e vocações jacobeias. Após a construção da ponte medieval no séc. XIV, a região tornou-se um ponto de encontro para peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, sendo exemplo disso os vários patronos dedicados a S. Tiago e os albergues que acolhem peregrinos.
Conhecida como cidade criativa, Barcelos abre as portas da comunidade artesanal nas diversas rotas de artesanato local. Aí descobrem-se as três artes certificadas – Olaria de Barcelos, Figurado de Barcelos e Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira – e ainda os trabalhos artísticos em ferro, madeira, cestaria, bordados e tecelagem, e o artesanato contemporâneo. Cidade Criativa da UNESCO desde 2017 no Artesanato e Arte Popular, é um território que construiu ao redor da criatividade argumentos de desenvolvimento sustentável, reconhecidos pela European Cultural Tourism Network como Melhor Destino Turístico Cultural Sustentável em 2019 e 2021.
Para quem procura a génese da gastronomia tradicional, Barcelos é ponto de paragem obrigatório. As iguarias, preparadas com amor e servidas na louça tradicional, trazem à mesa o cerimonial, a história e o simbolismo das gentes de Barcelos. Desde o Galo Assado à Moda de Barcelos, passando pelo bacalhau, pela lampreia do rio Cávado, pelos rojões e as inconfundíveis e únicas Papas de Sarrabulho à Moda de Barcelos, até ao Arroz Pica no Chão, o repasto pode terminar com as doces Queijadinhas à Moda de Barcelos, as Brisas do Cávado ou Doces de Romaria. Esta é a gastronomia emotiva que transmite saberes e práticas ancestrais. Na cozinha de autor cruza-se a tradição gastronómica, um espaço de inovação, com incursões criativas. Seja qual for a abordagem, à mesa impõe-se um verde da Região de Barcelos e um incontornável encontro com a casta Loureiro.
Visite Barcelos, descubra a sua hospitalidade, fique em alojamentos de excelentes condições, saboreie iguarias gastronómicas e visite as quintas de vinho, explore experiências feitas à medida num destino turístico de excelência. Muito mais do que um destino, um mundo de criatividade para descobrir.