DESCUBRA BARCELOS: O QUE VER, FAZER, ONDE COMER E DORMIR

CONHECIDA COMO “TERRA DO GALO”, BARCELOS É UMA CIDADE VIVA E CRIATIVA. COM MAIS DE 850 ANOS DE HISTÓRIA, É A COMBINAÇÃO PERFEITA ENTRE TRADIÇÃO, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE.

Largo da Porta Nova

Largo da Porta Nova

Barcelos, berço do símbolo de Portugal no mundo, o Galo de Barcelos, é uma cidade viva e criativa, situada no coração do Minho. Evocando um jardim entre o mar e a montanha, é banhada pelo rio Cávado, dotada de grande riqueza histórica, o que faz desta cidade um verdadeiro museu ao ar livre.

Conjunto monumental do centro histórico

Conjunto monumental do centro histórico

Caminhar para conhecer Barcelos é partir à descoberta dos monumentos românicos, góticos e barrocos, num ambiente artístico sem igual. Visite o centro histórico, com paragem obrigatória no Paço dos Condes, onde encontra o Cruzeiro do Senhor do Galo, historicamente ligado à Lenda do Galo de Barcelos e ao Caminho Português de Santiago. O património é vasto. Destacam-se, entre outros, a Igreja Matriz, a Ponte Medieval, o Largo do Apoio, a Torre Medieval e o Templo do Senhor da Cruz.

Largo do Apoio

Largo do Apoio

Paço dos Condes

Paço dos Condes

Visitar Barcelos numa quinta-feira é experienciar a maior e mais antiga feira tradicional do país. Datada de 1412, a atmosfera única que se sente no ar advém do mundo rural presente neste evento etnológico único.
Barcelos é ainda território de montes panorâmicos, festas e peregrinações, com ênfase para a primeira grande romaria minhota, a Festa das Cruzes. Nos dias 1 e 3 de maio, Barcelos acolhe a Batalha das Flores e a Procissão religiosa, eventos de verdadeira essência minhota, onde os Tapetes de Flores no Templo do Senhor da Cruz, os Arcos de Romaria e a Lenda das Cruzes são os protagonistas. O folclore de rua, as bandas de música e as arruadas dos Zés P’reiras refletem o pulsar cultural das tradições barcelenses.

Feira de Barcelos

Feira de Barcelos

Barcelos encontra-se também no epicentro do Caminho Português de Santiago, sendo um dos territórios de Portugal mais rico em tradições e vocações jacobeias. Após a construção da ponte medieval no séc. XIV, a região tornou-se um ponto de encontro para peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, sendo exemplo disso os vários patronos dedicados a S. Tiago e os albergues que acolhem peregrinos.

Ponte das Tábuas

Ponte das Tábuas

Cruzeiro do Senhor do Galo

Cruzeiro do Senhor do Galo

Ermida Nossa Senhora da Franqueira

Ermida Nossa Senhora da Franqueira

Conhecida como cidade criativa, Barcelos abre as portas da comunidade artesanal nas diversas rotas de artesanato local. Aí descobrem-se as três artes certificadas – Olaria de Barcelos, Figurado de Barcelos e Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira – e ainda os trabalhos artísticos em ferro, madeira, cestaria, bordados e tecelagem, e o artesanato contemporâneo. Cidade Criativa da UNESCO desde 2017 no Artesanato e Arte Popular, é um território que construiu ao redor da criatividade argumentos de desenvolvimento sustentável, reconhecidos pela European Cultural Tourism Network como Melhor Destino Turístico Cultural Sustentável em 2019 e 2021.


Para quem procura a génese da gastronomia tradicional, Barcelos é ponto de paragem obrigatório. As iguarias, preparadas com amor e servidas na louça tradicional, trazem à mesa o cerimonial, a história e o simbolismo das gentes de Barcelos. Desde o Galo Assado à Moda de Barcelos, passando pelo bacalhau, pela lampreia do rio Cávado, pelos rojões e as inconfundíveis e únicas Papas de Sarrabulho à Moda de Barcelos, até ao Arroz Pica no Chão, o repasto pode terminar com as doces Queijadinhas à Moda de Barcelos, as Brisas do Cávado ou Doces de Romaria. Esta é a gastronomia emotiva que transmite saberes e práticas ancestrais. Na cozinha de autor cruza-se a tradição gastronómica, um espaço de inovação, com incursões criativas. Seja qual for a abordagem, à mesa impõe-se um verde da Região de Barcelos e um incontornável encontro com a casta Loureiro.
Visite Barcelos, descubra a sua hospitalidade, fique em alojamentos de excelentes condições, saboreie iguarias gastronómicas e visite as quintas de vinho, explore experiências feitas à medida num destino turístico de excelência. Muito mais do que um destino, um mundo de criatividade para descobrir.

VISITAR

FAZER

COMER

DORMIR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *