ESTREMOZ, CIDADE BRANCA DO ALENTEJO. POR RUAS E RUELAS CALCETADAS, UMA VIAGEM DE AROMAS E SABORES, DE ARTESANATO E DE CIÊNCIA.
Na branda paisagem, desassossegada pela Serra D’ Ossa, localiza-se o Município de Estremoz. Atapetado por vinhas, montados de sobreiro e azinheira e olivais, exibe pedreiras de mármore e casas caiadas de branco. Integra a denominada “Zona dos Mármores” e situa-se no coração do Alentejo Central.
O concelho constitui-se por nove freguesias e está povoado por gentes autênticas e de bem receber. Terra de reis e de rainhas, exibe castelos e monumentos que testemunham a sua história.
Terra do figurado de barro, que é Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO: figuras que retratam elementos naturais, atividades e eventos locais, tradições e devoções populares.
Terra de olaria e de azulejos, de produção de chocalhos, de música e de museus. Um dos ex-líbris da cidade é o mercado tradicional de sábado: uma experiência única de sons, cores, aromas e sabores.
As características singulares dos solos e do clima permitem a produção de vinhos e azeites de reconhecida qualidade. A estas produções associa-se a deliciosa gastronomia tradicional alentejana.