NO ALTO ALENTEJO, ENQUADRADA EM PLENO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE, PORTALEGRE GOZA DE UMA ENORME RIQUEZA PAISAGÍSTICA, GASTRONÓMICA E PATRIMONIAL.
Portalegre é capital de distrito e sede de Município. A sua riqueza cultural encontra-se maioritariamente no património edificado: a Catedral, com um dos melhores conjuntos de pintura maneirista do país, mas também o Castelo, o Mosteiro de S. Bernardo da Ordem de Cister com um sumptuoso túmulo do seu fundador, o Espaço Robinson, a Igreja de S. Francisco, a Igreja de Santo António de Carrilho da Graça, as Casas Brasonadas, as Portas da cidade, a Praça da República.
De visita obrigatória são ainda os seus museus, como o Museu Municipal, contando a história da cidade, o Núcleo Museológico Emílio Relvas dedicado ao artesanato, a Casa Museu José Régio, com coleções de Arte Sacra e Artes decorativas, o Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino, ex-líbris da cidade.
Delicie-se com pratos típicos como a sopa de tomate, a sopa de batata, a alhada de cação, o sarapatel, a sopa de cachola, as migas variadas com carne de porco frita. Já na doçaria conventual o destaque vai para a lampreia, o queijo dourado, os fartes, os rebuçados de ovos, o manjar branco, o toucinho-do-céu. São ainda de evidenciar as boleimas e as famosas amêndoas de Portalegre.
VISITAR
FAZER
COMER
DORMIR