É NAS VELAS QUE AS TRADIÇÕES, OS COSTUMES E A GASTRONOMIA SE COMPLETAM EM TORNO DO NEGRO DO BASALTO, DO AZUL DO MAR E DO VERDE DAS PASTAGENS.
A ilha de São Jorge ergue-se do mar, sendo composta por arribas e falésias, numa costa que se recorta mar adentro por um litoral de rara beleza, espelhado nas suas Fajãs – Reserva da Biosfera, que simbolizam a beleza natural e oferecem panorâmicas extraordinárias, num diversificado leque de locais a desfrutar. É uma das ilhas mais verdes do arquipélago dos Açores e local perfeito para umas férias em contacto com a natureza e o mar.
O verde das pastagens, o castanho das terras agrícolas, o negro do basalto e o azul do mar completam uma paleta de cores e tonalidades.
Na gastronomia, destaca-se o Queijo de São Jorge DOP (denominação de origem protegida). Com fama internacional e paladar único, é um dos produtos gastronómicos mais conhecidos dos Açores e de Portugal. À sua conta, e por ser um produto de excelência, essencial para a ilha, Velas é oficialmente, desde abril de 2018, a “Capital do Queijo”.
E é assim, dando especial importância às tradições, e evidenciando uma natureza de belezas únicas, que o município na ilha de São Jorge merece ser reconhecido e visitado.