A FIGUEIRA DA FOZ É ÚNICA: A ESCOLHA CERTA PARA OS INQUIETOS E PARA OS QUE BUSCAM SERENIDADE.
A Figueira da Foz, onde o Mondego se une ao mar, gosta e sabe receber quem a visita e quem nela quer viver. A todos encanta: aos que gostam de paisagem ribeirinha e praias; aos que preferem os ares da serra e aos que apreciam património histórico-cultural ou um pôr do sol de cortar a respiração…
A Rainha das Praias de Portugal é destino obrigatório para os amantes de praia, sol e mar. Com água de qualidade de ouro em nove praias e onze com galardão Bandeira Azul, tem trinta quilómetros de praias, com uma diversidade singular. Das mais selvagens às mais urbanas, na Figueira há praias para todos os gostos. Aqui, dos mais intrépidos aos iniciantes todos podem praticar, aprender ou aperfeiçoar a prática dos seus desportos aquáticos favoritos ou simplesmente ir a banhos. O Projeto Praia M+ oferece a oportunidade a pessoas com mobilidade reduzida de usufruir de banhos de mar. A Figueira da Foz foi abençoada com a onda direita mais comprida da Europa. A onda de Buarcos resulta da simbiose entre a ondulação e o vento e a configuração da baía de Buarcos.
Ano após ano, o concelho afirma-se como palco, por excelência, de grandes eventos nacionais e internacionais de desportos de ondas e de areia: surf, bodyboard, bodysurf, beach rugby, futebol de praia, voleibol de praia…
Se aprecia atividades ao ar livre, usufrua da tranquilidade dos percursos pelos arrozais, pelas salinas, pela Lagoa da Vela ou pela Serra da Boa Viagem que oferece uma vista deslumbrante sobre o oceano Atlântico e a cidade. E para os amantes das bicicletas um passeio de “Figas” é o ideal. Já agora, o pôr do sol da Figueira é singular e são muitos os miradouros onde se pode deixar deslumbrar por ele.
O território goza ainda de um rico património histórico-cultural e arqueológico. O monumento natural do Cabo Mondego constitui um testemunho dos mais importantes episódios da Terra ocorridos durante o Jurássico. Aqui foram encontradas as pegadas de dinossauro mais antigas de Portugal.
Se procura um local que seja sinónimo de cultura e diversão, a Figueira é o local certo. Tem Carnaval, Feira Medieval e dos Piratas, São João, Sambão, o Casino mais antigo da Península Ibérica, Núcleos Museológicos do Mar e do Sal, Museu Municipal Santos Rocha, Casa do Paço e Centro de Artes e Espectáculos, “RFM Somnii- o maior sunset de sempre”, “Gliding Barnacles” – que atrai visitantes de todo o planeta que vivem e celebram a cultura e o estilo de vida do surf. Este ano, as areias da Praia do Relógio vão vibrar não só com os ritmos eletrónicos, mas também com os oriundos do Brasil. O estreante “BR Fest” irá trazer para o areal a cultura brasileira.
E se a sabedoria popular diz que “é pelo estômago que se conquista um homem”, na Figueira atrevemo-nos a alargar o adágio aos turistas. A gastronomia variada, assente nos sabores e odores do mar e da terra, pode ser apreciada numa multiplicidade de restaurantes, ou na Feira das Freguesias, um certame que traz à cidade o que de melhor se confeciona nas freguesias: Sopa de Peixe, Raia de Pitau, Camarão da Costa, Petinga de Frigideira, Bacalhau com Batata a Murro, Serrabulho, Galo Velho, Caldeirada de Enguias… Papas de Moado, Arroz-Doce…
E por falar de arroz, sabia que é no concelho que se situa a mais antiga indústria de arroz de Portugal e que mais de metade da produção de arroz carolino do Baixo Mondego provém dos campos de arroz do concelho da Figueira da Foz?
Seja qual for o motivo que o traga à Rainha das praias, ela é mesmo um destino a desfrutar em qualquer altura do ano.
VISITAR
FAZER
COMER
DORMIR