ROTEIRO DE ALJEZUR: O QUE VER, FAZER, ONDE COMER E DORMIR

DESCOBRIR ALJEZUR POR INTEIRO É UM CONVITE IRRECUSÁVEL. PORQUE, EM QUALQUER ALTURA DO ANO, O REGRESSO É SEMPRE PERFEITO.

Na costa ocidental do Algarve e em pleno coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, encontra-se o concelho de Aljezur. De inigualável beleza, conserva paisagens deslumbrantes e inesquecíveis numa simbiose única entre serra e mar, complementadas com um vasto e valioso património natural e cultural.

Fortaleza da Arrifana

Fortaleza da Arrifana

Aljezur foi fundada no século X pelos árabes que aqui deixaram um vasto legado de tradições, usos e costumes, bem como uma preciosa herança arquitetónica, o castelo de Aljezur, do qual subsistem troços de muralhas, uma torre com planta circular e o algibre, tendo sido erguidas já nos séculos XII e XIII estruturas habitacionais e dois silos. Nesta fase, a fortificação terá integrado o sistema defensivo Almóada da região de Silves, tendo sido conquistada pela expansão cristã em 1249. A 12 de novembro de 1280, Aljezur recebe o seu primeiro foral de vila no reinado de D. Dinis, sendo reformulado pelo foral dado por D. Manuel I em 1 de junho de 1504. Neste período histórico, a população vivia essencialmente da agricultura, sendo as suas produções escoadas pelo porto fluvial da ribeira de Aljezur, na época ainda navegável.
De norte a sul, de Odeceixe à Carrapateira, o concelho oferece inúmeros motivos de visita: monumentos, vestígios arqueológicos de elevado interesse, museus, moinhos de vento, noras e moinhos de água, paisagens culturais, circuitos histórico-culturais e ambientais e rotas pedestres e de bicicleta sinalizados, gastronomia e produtos locais de qualidade, festividades de relevo regional e nacional.

Moinho de Odeceixe

Moinho de Odeceixe

Vila de Aljezur

Vila de Aljezur

Porto da Zimbreirinha

Porto da Zimbreirinha

O litoral recortado de uma maneira única pela natureza, onde, numa costa com cerca de 40 quilómetros, existem praias para todos os gostos, desde Odeceixe, eleita como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, até ao Amado, afamada a nível mundial para a prática do surf. Procuradas durante todo o ano, marcam de uma forma única quem as visita, quer seja pelo sol e mar, pela prática desportiva ou até para um simples passeio à beira-mar.

Praia do Amado

Praia do Amado

Praia de Monte Clérigo

Praia de Monte Clérigo

Aljezur oferece umas férias tranquilas, ligadas ao desporto e ao lazer, sempre em harmonia com os valores naturais. Aqui encontra o local ideal para o turismo de natureza, para a prática do Walking & Cycling, com observação da flora e fauna, surf e bodyboard, pesca desportiva, orientação e equitação. Pode encantar-se ao percorrer a Rota Vicentina, a Via Algarviana, o Circuito Histórico-Cultural e Ambiental, o Percurso Cultural de Odeceixe, Pontal da Carrapateira, Rota Al-Mutamid e a Eurovelo absorvendo tudo o que estes circuitos proporcionam.


Aljezur, de inúmeros encantos e recantos, de produtos de excelente qualidade, uns vindos do mar, como o peixe (sargos, douradas ou robalos) e o marisco (percebes, mexilhão, lapas, burgaus, ouriços-do-mar), outros vindos da terra, como a batata-doce, os amendoins, as leguminosas e outros ainda transformados, como o medronho, o mel, ou a excelente doçaria local, conferem à gastronomia um dos mais fortes apelos para uma visita à região.
Aljezur apresenta ainda uma excelente rede de alojamento para todos os gostos: desde distintos empreendimentos de turismo no espaço rural a agradáveis estabelecimentos hoteleiros, ou a convidativo alojamento local, em moradias, apartamentos e estabelecimentos de hospedagem. Destaque ainda para os inúmeros e recentes hostels, sobretudo destinados às camadas mais jovens, ou para a Pousada da Juventude na Arrifana e para o apetecível parque de campismo e caravanismo e área de serviço autocaravanismo (ASA) de Francelhos.
Aproveite um dos destinos mais preservados e apetecíveis da Europa e passe aqui as suas férias de sonho… ou venha só pelo prazer de descobrir Aljezur.

VISITAR

FAZER

COMER

DORMIR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *