ROTEIRO DE PONTE DE LIMA: O QUE VER, FAZER, ONDE COMER E DORMIR

A VILA MAIS ANTIGA DE PORTUGAL, RECONHECIDA COMO A VILA JARDIM DE PORTUGAL, É UM POLO GASTRONÓMICO DE REFERÊNCIA NACIONAL E DE VINHOS VERDES DE EXCELÊNCIA.

Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal, situa-se no Alto Minho e possui uma localização geográfica de excelência, com proximidade a dois aeroportos (Porto e Vigo) e bons acessos rodoviários.

Em pleno coração do Vale do Lima, a beleza castiça e peculiar da vila mais antiga de Portugal esconde raízes profundas e lendas ancestrais. Foi a Rainha D. Teresa quem, na longínqua data de 4 de março de 1125, outorgou carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte. Anos mais tarde, já no século XIV, D. Pedro I, atendendo à posição geoestratégica de Ponte de Lima, mandou muralhá-la, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.

Igreja de Santo António da Torre Velha

Igreja de Santo António da Torre Velha

A ponte que juntamente com o rio deu nome à vila, adquiriu sempre uma importância de grande significado em todo o Alto Minho, atendendo a ser a única passagem segura do Rio Lima, em toda a sua extensão, até aos finais da Idade Média. Atualmente é a principal atração, estando classificada como Monumento Nacional e fazendo palco de travessias pedonais para turistas, visitantes e peregrinos do Caminho Português de Santiago.

Terra de história e de histórias, Ponte de Lima é rica em cultura e tradições, fazendo parte deste património imaterial o Folclore e os cantares ao desafio, sempre presentes nas tão afamadas festas e romarias da vila.

Ponte de Estorãos

Ponte de Estorãos

A gastronomia, suculenta e saborosa, tem o seu ex-líbris no Arroz de Sarrabulho, servido com rojões de porco, um prato rico em sabores e tradição. Uma palavra de realce para o Bacalhau de Cebolada, prato tradicional estimado a nível popular, confecionado nas tascas e nos restaurantes limianos, tornando-se num pitéu afamado e muito procurado. Os mais gulosos, os que gostam de doces, não podem deixar de saborear a textura do Leite Creme queimado.

Localizada na zona dos afamados e mundialmente únicos vinhos brancos loureiros, destacando-se igualmente o tinto vinhão, o concelho conta com vários produtores engarrafadores particulares. Os vinhos de qualidade obtidos nesta região distinguem-se facilmente pela cor e pelo aroma único que os caracteriza.

Ponte de Lima caracteriza-se igualmente por um vasto património natural e ambiental. O Turismo de Natureza, interligado com o Turismo Náutico e Equestre, tem-se afirmado cada vez mais, sendo hoje em dia uma tendência na procura dos visitantes. As diversas atividades e experiências proporcionadas num leque diversificado de ofertas, vão desde passeios de canoa, caminhadas para explorar as ecovias e passeios a cavalo pela natureza.

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos

Berço de um legado histórico ancestral, Ponte de Lima reserva o maior conjunto de Solares barrocos existentes em Portugal, muitos dos quais a funcionar como empreendimentos turísticos de Turismo em Espaço Rural, que proporcionam experiências de excelência de Enoturismo e contacto direto com as tradições e as vivências quotidianas da população limiana, no seu mais puro ruralismo.

VISITAR

FAZER

COMER

DORMIR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

SUBSCREVA A NEWSLETTER

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO