PORTA DE ENTRADA NO DOURO VINHATEIRO, TEM UMA BELEZA PAISAGÍSTICA ÚNICA. DESFRUTE DE TODA A SUA RIQUEZA NATURAL, CULTURAL E GASTRONÓMICA, E VIVA FANTÁSTICAS AVENTURAS.
A apenas uma hora de distância do Porto, na margem Sul do rio Douro, fica o concelho de Resende. Porta de entrada no Douro vinhateiro, classificado Património da Humanidade, Resende permite desfrutar de paisagens inesquecíveis. O relevo montanhoso confere a esta região um carácter único, marcado pelo percurso do rio e pela encosta da Serra de Montemuro, sendo que as estradas e caminhos resgatam a memória de alguns dos mais belos recantos de Portugal.
É um dos maiores produtores nacionais de cereja, e esta representa uma das mais importantes fontes de rendimento da população. Gente hospitaleira que continua a viver da terra e do que ela oferece.
Para desfrutar da natureza em pleno, o concelho dispõe de percursos pedestres: a Grande Rota de Montemuro, com 57 km que atravessa toda a Serra de Montemuro e inclui três pequenas rotas a explorar: Vale do Cabrum Superior; Encostas da Terra Fértil e Lagoa de D. João.
Para os amantes do BTT, Resende integra o Centro Cyclin’Portugal de Montemuro, com uma rede de trilhos que percorrem a referida serra, que integra a lista nacional de sítios da Rede Natura 2000, destacando-se pela sua grande biodiversidade, resultado do bom estado de conservação dos vários tipos de habitat que a integram.
Como infraestrutura de apoio à prática de atividades de turismo de natureza, Resende dispõe do Centro de Apoio ao Turismo Ativo no Montemuro, situado na antiga Escola Primária de Felgueiras, que também funciona como porta de entrada dos percursos pedestres e BTT já referidos.
Venha praticar desporto, conheça uma das serras mais desconhecidas de Portugal e surpreenda-se com paisagens de cortar a respiração.
Banhado pelo rio Douro, o concelho dispõe de diversos espaços onde pode viver momentos de puro lazer e relaxamento. O Parque Fluvial de Porto de Rei é um espaço devidamente equipado para quem procura usufruir de momentos de bem-estar e lazer, tem cais de acostagem para embarque turístico, uma piscina, praia fluvial, jardins, acessos pedonais e parque de merendas. Aqui pode aventurar-se e praticar desportos náuticos no rio Douro.
O Cais do Bernardo, em Barrô, é uma infraestrutura de acesso ao plano de água para atividades recreativas e de lazer e um local com um caráter paisagístico único, marcado pela união do rio com os socalcos da Região Demarcada do Douro.
Ponto de paragem obrigatória é Caldas de Aregos, com um cais moderno e atrativo que permite a acostagem de embarcações de turismo e de recreio. Tem piscina, esplanadas e todas as condições para a prática de desportos náuticos.
É aqui que se situa a Estância Termal de Caldas de Aregos, que atualmente se encontra em obras de reabilitação e requalificação, com o objetivo de dar nova vida a Caldas de Aregos, transformando-a na Estância Termal do Douro e afirmando-a como um destino preferencial na área da saúde e bem-estar, aumentando a atratividade turística no concelho. Aproveite a sua passagem por Aregos e desfrute de um passeio a bordo da “Barca d’Aregos”, que também faz a ligação entre as duas margens do rio Douro.
Resende é, também, rico em património cultural, com o seu expoente máximo no Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, Igreja de S. Martinho de Mouros, Igreja de Santa Maria de Barrô e Ponte da Panchorra, que integram a Rota do Românico e merecem uma visita.
De referir, ainda, o rico passado arqueológico de Resende, que se encontra representado em dois monumentos de grande importância histórica: Mamoa I (Dolmen) de S. Cristóvão e Recinto Megalítico de S. Cristóvão, ambos classificados Monumentos de Interesse Público.
Local de visita obrigatória é, também o Museu Municipal de Resende: situado na antiga cadeia concelhia, construída na década de 30 do século XX. Aqui encontram-se expostos vários objetos etnográficos que caracterizam os usos e costumes da região, e ainda um vasto espólio arqueológico.
A gastronomia de Resende é uma referência no país, destacando-se o anho assado, as deliciosas cavacas e as suas doces cerejas, que são um dos ex-líbris da região.