FAMOSO PELAS SUAS PRAIAS, GASTRONOMIA, PATRIMÓNIO E TRADIÇÕES LIGADAS AO MAR, O CONCELHO DE SESIMBRA TEM VINDO A ASSUMIR-SE, NOS ÚLTIMOS ANOS, COMO UM DESTINO DE NATUREZA.
Localizado na Península de Setúbal, a cerca de 30 quilómetros de Lisboa e de Setúbal, o concelho de Sesimbra tem um enquadramento geográfico único, com uma costa atlântica com perto de 40 quilómetros, que se estende desde a Lagoa de Albufeira até à Serra da Arrábida.
Na costa ocidental encontram-se os extensos areais do Meco e, a sul, as imponentes falésias do Cabo Espichel, pequenas enseadas abrigadas, e a Baía de Sesimbra, há muito conhecida como a “Praia mais segura do país”, devido à tranquilidade das suas águas.
O território divide-se nas freguesias de Santiago, Castelo e Quinta do Conde. A primeira corresponde à vila de Sesimbra, que se debruça sobre a baía, com o seu casario antigo. É sede de concelho e o principal centro turístico, concentrando vários edifícios emblemáticos, como a Fortaleza de Santiago, a Capela do Espírito Santo dos Mareantes e Hospital Medieval, e a Igreja Matriz. No Porto de Abrigo, a azáfama e as tradições da pesca cruzam-se com as atividades turísticas, como o mergulho, a vela ou a canoagem. A baía é contornada por duas praias de areia fina: Califórnia e Ouro.
A freguesia do Castelo corresponde à zona rural, muito ligada à agricultura. Nesta freguesia encontram-se alguns dos locais mais visitados do concelho, como o Castelo de Sesimbra, ou o Santuário do Cabo Espichel, e onde se encontram vestígios de pegadas de dinossauros da Pedra da Mua, no Cabo Espichel, e da Pedreira do Avelino, no Zambujal. As suas paisagens e trilhos atraem cada vez mais fotógrafos de natureza, praticantes de trail e BTT.
A freguesia da Quinta do Conde tem cariz mais urbano. Nesta freguesia localiza-se o campo de golfe da Quinta do Peru, um dos mais conhecidos da região, que recebe praticantes de todo o mundo, ao longo do ano.
Sesimbra destaca-se também pela sua gastronomia, à base de peixes e mariscos, bem como pelo Réveillon Subaquático, único no país, e pelo Carnaval, cujos desfiles, organizados por escolas de samba e grupos de axé, percorrem a marginal de Sesimbra no domingo e na terça-feira, e juntam mais de mil participantes e milhares de foliões. A preparação desta grande festa tem início vários meses antes e, a partir de janeiro, as cores e o ritmo do Carnaval começam de imediato a tomar conta de Sesimbra. O desfile de Carnaval volta à rua em agosto. O Carnaval de Sesimbra distingue-se ainda pelo maior desfile de palhaços. Realiza-se na segunda-feira de Carnaval, e todos os anos junta milhares de pessoas mascaradas, sendo considerado um dos maiores do mundo.
Sesimbra oferece também uma programação cultural de qualidade e muito diversificada ao longo do ano. A Temporada de Música de Casa de Ópera do Cabo Espichel, o Aqui Há Jazz!, e a programação de verão, com espetáculos e exposições em vários locais do concelho, são alguns dos destaques.