Uma sobremesa para o pai

Se não pode levar o pai até um restaurante estrela Michelin, que tal surpreendê-lo com uma sobremesa que é receita de um Chef estrelado? O Chef Tiago Bonito, do restaurante Largo do Paço, em Amarante, partilhou uma receita de rabanada com mousse de café e maçã que pode tentar fazer em casa sem correr grandes riscos. Siga as instruções e boa sorte!

Rabanada:

100ml natas
150ml leite meio gordo
1 gema
1 limão
2 fatias grossas de pão brioche (preferência com mais de um dia)
30g manteiga
30g açúcar q.b
canela em pó

Misturar leite, natas, gema, raspa de limão e canela em pó numa taça. Aparar as fatias do pão e cortar ao meio. Demolhar as fatias do brioche no preparado do leite 3 minutos de cada lado, escorrer o excesso e passar por açúcar. Colocar uma frigideira com manteiga e caramelizar de todos os lados, e se necessário, para a manteiga não saturar, juntar mais um pouco de manteiga.

Mousse de café:

200ml de leite
2 gemas
10g de farinha maizena
50g açúcar
6g café solúvel
150ml natas
q.b flor de sal

Colocar o leite a ferver e dissolver o café no leite. Misturar numa taça o açúcar, a maizena e as gemas, adicionar o leite a ferver e levar o preparado ao lume a cozer. Retirar o creme e levar a arrefecer. Quando o creme estiver bem frio, envolver o mesmo com as natas batidas e levar ao frio durante uma hora.

Maçã:

1 maçã granny Smith
20g caramelo
10g manteiga

Descascar a maçã e cortar em pequenos cubos. Numa frigideira, colocar o caramelo, deixar aquecer bem, e misturar a maçã e, por fim, a manteiga. Deixar arrefecer.

Empratamento:

Colocar a rabanada no prato, e em cima da rabanada, no centro, por a maçã. Colocar a mousse de café dentro de um saco pasteleiro e decorar a rabanada com a mousse e, no momento de servir, polvilhar a mousse com um pouco de flor de sal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *