Grandes pretextos para ir a Cascais e a Sintra no Inverno

Chamam-lhe época baixa porque o sol não brilha tanto, as temperaturas descem e cai chuva (em relativamente poucos dias do ano). Em contrapartida, no Inverno decresce o número de visitantes, as filas e a confusão, os espaços interiores são ainda mais reconfortantes e o nevoeiro só vem adensar o ar misterioso de serras, jardins, praias e palácios. Nestes restaurantes, hotéis, SPAS, museus e demais lugares situados entre Cascais e Sintra, a época pode ser considerada baixa mas o usufruto é alto, segundo os nossos padrões. Ora experimentem.

Visitar e Fazer

Comecemos por agendar a sempre adiada visita ao Palácio da Pena. No interior do Palácio haverá certamente um corrupio menor nos dias mais frios. E o parque consegue ser ainda mais bonito com algum nevoeiro. Outro interior a merecer a visita num dia de chuva é o Palácio Nacional de Queluz, onde o tempo cronológico conta muito mais do que o atmosférico.  De volta a Sintra, a subida ao Castelo dos Mouros pode oferecer, em dias de nevoeiro, a experiência da viagem a um castelo nas nuvens. Já no centro da vila dá abrigo (e a garantia de umas horas bem passadas) o NewsMuseum, com toda a cobertura jornalística de momentos da história de Portugal e do resto do mundo. E se nunca o experimentou aproveite para apanhar o Elétrico de Sintra, agora a funcionar durante todo o ano, e a proporcionar um passeio até à Praia das Maçãs.

Para os lados de Cascais é chegada a hora de visitar a Casa das Histórias Paula Rego ou o Centro Cultural de Cascais. Se a chuva e o vento derem tréguas, vale a pena pegar numa bicicleta e percorrer a vila em duas rodas. Afinal, é com algum frio que o ato de pedalar sabe melhor. Nesse mesmo dia frio e sem chuva visite o Parque Palmela, abrigado num pequeno vale, onde o parque de arborismo Pedaços de Aventura promete bons momentos em família.

Entre Sintra e Lisboa, na Amadora, a KidZania é o refúgio perfeito para crianças, onde estas podem experimentar as mais variadas profissões. Já em Carnaxide, o parque de trampolins Bounce é recomendado para gastar as energias acumuladas no Inverno.

Dormir

O embalo oferecido pelo som do mar em fúria, enquanto nos sabemos seguros num quarto com room service, roupões fofos e termostato a garantir a temperatura ideal, é devaneio de muitos, possível em lugares como o Farol Hotel, em Cascais. Junte-se ao alojamento uma refeição no restaurante The Mix ou Sushi Design, seguida de um cocktail no bar Farol, e temos a perfeita experiência de Inverno. Igualmente junto ao mar, o Grande Real Villa Itália, antiga residência de monarcas no exílio, trata os hóspedes como reis, com mimos como o inesquecível circuito no SPA de talassoterapia. Também no moderno Cascais Miragem, o mar à janela e um generoso SPA & Health Club fazem esquecer o frio lá fora. Já no Estoril, o clássico Hotel Palácio mantém a elegância da época em que foi refúgio de espiões e de nobres fugidos da segunda Grande Guerra, com o “upgrade” moderno de um fabuloso SPA de marca Banyan Tree.

A caminho de Sintra, o Penha Longa Resort convida para um verdadeiro “festival gastronómico” nos seus vários restaurantes – Lab by Sergi Arola, Arola, Il Mercato, Midori e Spices – experiência sempre mais gratificante nos meses frios. Já no centro da vila que é Património Mundial da UNESCO vale a pena passar uma noite no Sintra Boutique Hotel, de cujas janelas se retiram os melhores postais.

Comer

Na agitada costa do Guincho, a experiência já de si sublime de uma refeição no estrelado restaurante Fortaleza do Guincho consegue ser ainda mais especial num dia frio e tempestuoso. Se conseguir prolongar o momento numa noite no hotel que o aloja, tanto melhor. Mesmo em cima da areia, o restaurante bar da praia do Guincho, com a lareira sempre acesa, consegue ser tão apetecível de Inverno como o é no Verão. No centro de Cascais também não faltam espaços aquecidos por uma lareira. É o caso do 5 Sentidos – Casa do Largo, um gastropub de inspiração londrina. Igualmente versátil e a convidar a ficar, tanto para uma refeição como para beber um copo, é o novo Villa Saboia, com restaurante, sushi & gin bar na mesma morada. Para os mais clássicos, o restaurante Visconde da Luz, a servir há mais de 40 anos receitas tradicionais portuguesas, o restaurante Baía, no hotel com o mesmo nome, onde se faz uma refeição com os pés em terra firme e os olhos pousados no mar, ou mesmo o Grill Four Seasons, com o seu ambiente requintado e o piano a acompanhar o jantar, são escolhas seguras. Para momentos mais descontraídos mas igualmente cosy, o Palm Tree permite assistir à transmissão de um jogo de futebol na companhia de amigos e num bar bem servido, logo seguido de uma boa refeição, e o restaurante Somos um Regalo, com moradas em Cascais e em Sintra, anima qualquer dia frio com o seu delicioso aroma do famoso Franguinho da Guia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *