Optimismo e folia definem a chegada de Agatha Ruiz de la Prada a Cascais. No dia 9 de julho, a Casa de Santa Maria abriu as portas aos vestidos mais emblemáticos da designer e estilista espanhola. Um espólio de 38 criações, que já passou por diversas cidades da América Latina, chega agora a Portugal numa exposição inédita.
Foi à beira mar, num fim de tarde de sábado, que o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, juntamente com o vice-presidente Miguel Luz e o Professor Salvato Teles de Menezes, recebeu Agatha Ruiz de la Prada e Mariza Oropesa, comissária da exposição. Entre agradecimentos e elogios deu-se início à inauguração.
“Uma pequena folia” foi como Agatha Ruiz de la Prada definiu a comunhão entre as suas peças, a casa que as recebe e a própria vila de Cascais. Tal como as suas criações são distintas entre si, também as salas da Casa de Santa Maria são diferentes umas das outras, conferindo à exposição um acentuar da sua excentricidade. Pela primeira vez em Cascais a estilista diz-se encantada por este local “louco e divertido”, em que tudo acontece, e onde exposições se dão “em pequenas casas antigas”: algo que define como surreal, no sentido positivo.
Carlos Carreiras, cheio de entusiasmo, afirmou que a alegria, a cor e a festa trazidas nestas criações são algo essencial aos nossos dias, pois precisamos repensar as coisas boas da vida. Elas apelam ao nosso otimismo e criatividade, e despertam bons sentimentos, provenientes do “perfume saudável” dos tons garridos das peças. Definindo aquele momento como sendo o ideal para receber amigos, o presidente apresentou a continuidade de uma parceria entre Cascais e Espanha, como já conta a própria história da vila. A amizade entre os dois locais é mútuo, estando atualmente a residir em Portugal o antigo embaixador espanhol, depois de ainda em funções se ter apaixonado por Cascais.
Confiantes no sucesso desta aposta, os presentes definem-na como uma oportunidade única de Portugal conhecer melhor a personalidade da artista.
Em cinco salas exibe-se uma coleção criada a partir do inconformismo dinâmico dos anos 80, onde a transgressão de fronteiras e limites nas cores, formas e temas traduzem o conceito criativo da artista. Figuras, padrões, ícones, símbolos (como flores, corações ou formas geométricas), tecidos invulgares e utilização de todo o tipo de acessórios, é valido na produção de uma indumentária.
Uma grande festa visual é criada pelas ancas em balão, lembrando uma vespa, pelas pontas dos vestidos em bico, por grandes laços, ou pela simulação de uma gaiola de pássaros, tudo em complemento das roupas. Um vestido em forma de estrela ou uma peça em forma de coração vermelho de veludo fazem as alegrias dos mais novos.
Desde vestuário a acessórios de moda, passando por peças de cerâmica, utensílios domésticos, livros, perfumes e material de papelaria, Agatha Ruiz de la Prada é um ícone do design internacional. De 9 de julho a 9 de outubro pode conhecer pessoalmente esta extravagância que conquista os mercados internacionais, observando um conjunto único de roupas que são obras de arte inconfundíveis. Junte-se à diversão!
Casa de Santa Maria, Rua do Farol de Santa Marta
2750-341 Cascais
Horário:
Terça a sexta, das 10h às 17h
Sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Preço: 3€