Cascais, o lugar que é do mar

OS VELHOS GUIAS RESUMEM CASCAIS A UMA VILA DE PESCADORES QUE EM VEZ DE PEIXE PASSOU A PESCAR TURISTAS. MAS O LUGAR QUE ALTO E BOM SOM ANUNCIA O OCEANO TEM MUITO PARA DAR A QUEM O VISITA E O MAIOR DOS PRÉMIOS A QUEM DECIDA LÁ VIVER. E TORNOU-SE O ISCO DE SI PRÓPRIA.

Dizem que foi a chegada da eletrificação dos seus caminhos­-de-ferro, em 1926, que deu à vila o protagonismo na criação da Costa do Sol, rival sustentada dos prazeres afamados do sul de França, capaz de fazer frente a qualquer estância de veraneio e sair a sorrir do duelo. É certo que Cascais tem para isso tudo o que é preciso, mas há décadas que a vila se tornou sinónimo de vida tranquila, luxuosa ou remediada, de mar à vista e carimbada pela qualidade. Sem se acotovelar, Cascais tem tudo o que é bom e insiste em tê-lo por perto.

O concelho começa a uma mão cheia de quilómetros, com as diferentes praias de Carcavelos e Parede e um paredão imponente que se estende de S. João do Estoril ao centro da vila, seguindo depois em ciclovia e passeio pedonal até ao agreste mar do Guincho, lugar abençoado por surfistas. Mas, à sua maneira, todas as ondas vão dar a Cascais.

Foi renovando os espaços antigos, melhorando os parques, restaurando o que o tempo e a mais ou menos voluntária dis­tração mantinha em ruínas. Criou a Marina que deu a Cascais um porto de abrigo e de passeio, fez o Bairro dos Museus, conjunto dos espaços de exposição da vila como o Centro Cultural, a Casa das Histórias – Paula Rego ou o Museu do Mar e cuidou do centro da terra desviando para a beira da água as principais atrações de vida noturna e fazendo do centro um nó entre o velho e o novo, diurno e gastronómico, onde não falta o mais diversificado comércio.

De comboio, Cascais é uma promessa de palacetes que se estendem desde o Monte Estoril. E no próprio Estoril, a ideia de diversão chega ao seu auge com o famoso Casino ou a folia notívaga que no Verão assola os areais do Tamariz. É um lugar onde o mar nos dá a comer o melhor dos mariscos, atolado em esplanadas que acreditam que o sol só nasce em Cascais e dali ninguém o tira. São dias de pesca e comida, hotéis de luxo e charme, de banhos e jogo, de arte e gelados do Santini. Que lugar!

VISITAR

ver +

COMER

ver +

DORMIR

ver +

ATIVIDADES

ver +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

SUBSCREVA A NEWSLETTER

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO