CIDADE DAS LETRAS, DO FADO, DOS AMORES E DOS ESTUDANTES, NÃO LHE FALTA ENCANTO NEM A VONTADE DE DEIXAR ARREBATADO QUEM A VISITA.
Coimbra é concelho com grande relevância histórica. Desde logo, por estar ligado à fundação do país, tendo sido convertido a capital do Reino por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, cujo túmulo poderá visitar na Igreja de Santa Cruz. Coimbra é, por isso, dona e senhora de um vasto património arquitetónico e de alguns dos mais belos e antigos monumentos nacionais.
A Universidade de Coimbra foi reconhecida pela Unesco, juntamente com a Baixa e a Rua da Sofia, como Património da Humanidade, em 2013. Primeira de Portugal e mais antiga da Europa, merece, sem dúvida, uma visita, se possível guiada, ao Paço das Escolas e Biblioteca Joanina.
As tradições académicas são a essência desta cidade que as vive com fervor durante todo ano, mas a mais importante é a Queima das Fitas, celebrada em maio, um evento que deve ser visto e vivido.
Pelas ruas da cidade é comum ouvir os estudantes cantar o fado, naquela que será a sua expressão mais sentida, mas poderá também ouvi-lo numa taberna ou casa de fados.
Deixe-se levar igualmente pelos sentimentos na Quinta das Lágrimas, palco do amor proibido de D. Pedro I e Dona Inês de Castro. Imprescindíveis serão ainda os passeios pelos vários jardins e parques, tal como o será caminhar ao longo das margens do Mondego.
VISITAR
FAZER
COMER
DORMIR