7 FORMAS DE FAZER DINHEIRO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

 

Com a saída de Portugal da recessão e o crescimento do setor da construção, o mercado imobiliário recomenda-se, permitindo aos mais atentos um rendimento extra.

O fluxo de caixa é o conceito base no investimento; depois, é aplicá-lo no imóvel pretendido – a curto ou longo prazo – e esperar pelos resultados.

Cap Rate e taxas

Para perceber o potencial que um imóvel tem no panorama económico atual usa-se a taxa de capitalização (Cap rate), que representa a percentagem da renda anual adquirida através de um imóvel sobre o seu valor de mercado. Esse resultado será a taxa de retorno que será gerada.

Não esquecer as taxas fixas e variáveis quando se contrai um crédito bancário para apostar neste setor.

Comprar barato

A localização, os acessos e os serviços são determinantes. Adquirir um imóvel barato e esperar que a zona valorize para vender é dos métodos mais utilizados.
Aquando da venda, o valor deverá incluir as despesas da aquisição do imóvel, bem como as despesas legais ou custos de registo.

Arrendamento imobiliário

O sistema de arrendamento é um método de receita extra. A localização é um fator determinante no preço, sendo a renda calculada na diferença entre o custo inicial, a manutenção e o valor máximo que poderá ser cobrado.
De evitar os imóveis com elevada manutenção, pois os custos serão a cargo do proprietário.

Alavancagem financeira

Utilizado em imóveis a longo prazo, este procedimento permite maiores retornos num futuro distante, dando margem aos investidores para obter uma maior alavancagem, otimizando o lucro total e equilibrando o saldo de alavancagem-retorno.

Periferias

O mediatismo de Portugal com o aumento do turismo ou os vistos gold tem atraído o investimento imobiliário estrangeiro.

A facilidade ao crédito habitação quase saturou as principais cidades, como Lisboa e Porto, obrigando a uma aposta nas periferias.

Remodelar para vender

Adquirir um imóvel a baixo custo, remodelar para valorizar, lucrando com a venda acima do preço de compra é uma técnica frequente.

Este modelo requer a contratação de serviços inerentes ao processo de remodelação que poderão ser obtidos através de parcerias.

Nichos

A era digital fez surgir novos nichos que começam a ganhar importância para as agências imobiliárias. O alojamento local, o aluguer de quartos, o alojamento a turistas ou o aluguer de espaços empresariais são mercados a explorar e que poderão trazer uma rentabilização extra ao imóvel e à carteira.

 

Artigo produzido em parceria com Ins Portugal

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