Com a saída de Portugal da recessão e o crescimento do setor da construção, o mercado imobiliário recomenda-se, permitindo aos mais atentos um rendimento extra.
O fluxo de caixa é o conceito base no investimento; depois, é aplicá-lo no imóvel pretendido – a curto ou longo prazo – e esperar pelos resultados.
Cap Rate e taxas
Para perceber o potencial que um imóvel tem no panorama económico atual usa-se a taxa de capitalização (Cap rate), que representa a percentagem da renda anual adquirida através de um imóvel sobre o seu valor de mercado. Esse resultado será a taxa de retorno que será gerada.
Não esquecer as taxas fixas e variáveis quando se contrai um crédito bancário para apostar neste setor.
Comprar barato
A localização, os acessos e os serviços são determinantes. Adquirir um imóvel barato e esperar que a zona valorize para vender é dos métodos mais utilizados.
Aquando da venda, o valor deverá incluir as despesas da aquisição do imóvel, bem como as despesas legais ou custos de registo.
Arrendamento imobiliário
O sistema de arrendamento é um método de receita extra. A localização é um fator determinante no preço, sendo a renda calculada na diferença entre o custo inicial, a manutenção e o valor máximo que poderá ser cobrado.
De evitar os imóveis com elevada manutenção, pois os custos serão a cargo do proprietário.
Alavancagem financeira
Utilizado em imóveis a longo prazo, este procedimento permite maiores retornos num futuro distante, dando margem aos investidores para obter uma maior alavancagem, otimizando o lucro total e equilibrando o saldo de alavancagem-retorno.
Periferias
O mediatismo de Portugal com o aumento do turismo ou os vistos gold tem atraído o investimento imobiliário estrangeiro.
A facilidade ao crédito habitação quase saturou as principais cidades, como Lisboa e Porto, obrigando a uma aposta nas periferias.
Remodelar para vender
Adquirir um imóvel a baixo custo, remodelar para valorizar, lucrando com a venda acima do preço de compra é uma técnica frequente.
Este modelo requer a contratação de serviços inerentes ao processo de remodelação que poderão ser obtidos através de parcerias.
Nichos
A era digital fez surgir novos nichos que começam a ganhar importância para as agências imobiliárias. O alojamento local, o aluguer de quartos, o alojamento a turistas ou o aluguer de espaços empresariais são mercados a explorar e que poderão trazer uma rentabilização extra ao imóvel e à carteira.
Artigo produzido em parceria com Ins Portugal