4 ESCAPADELAS À VOLTA DE LISBOA PARA DEIXAR A ROTINA EM CASA

Não há como andar aborrecido: aqui sugerimos quatro roteiros por Cascais, Sintra, Ericeira-Mafra e a Serra da Arrábida para sair de casa e ganhar novos hábitos.

Um fim-de-semana não pode ser limitado ao par de dias em que se descansa dos cinco dias de trabalho. Sozinho ou em família, há que ousar fazer coisas diferentes, revisitar lugares e conhecer aqueles onde há muito devíamos ter ido, experimentar os novos restaurantes e hotéis, as atividades culturais, aventureiras ou com um toque desportivo, o melhor do dia e das noites. Tudo isso pode ser feito a 30 minutos da cidade capital, para os lados da Cascais cosmopolita e soalheira, da enevoada e misteriosa Sintra, da majestosa Mafra e da adrenalina da Ericeira ou da estonteante beleza natural da Arrábida.

CASCAIS, OU COMO FUGIR DO TÉDIO NUM SALTINHO

‘Vila de pescadores’ ou ‘Riviera lusitana’, a Cascais chamam muitos nomes e todos eles soam bem. Bem perto de Lisboa, é uma escapadela ideal. Só tem de levar a sério as nossas dicas.

Seguindo pela belíssima Estrada Marginal, de carro ou comboio, se desemboca em Cascais. Desde que se tornou atração turística, lugar de exílio ou destino de passeio de fim-de-semana, sempre soube manter o exato equilíbrio entre um destino aristocrático e esse ‘nicho de pescadores’. Há muito que distingue um e outro e tudo está disponível e à mão de semear a quem visita Cascais. A variedade de hotéis impressiona, cada vez mais virados ao oceano, esse Atlântico de vistas largas. O mesmo acontece com os restaurantes, onde reina o peixe que de ali tão perto mais parece ser apanhado pela boca e um rol de lugares de cozinha internacional francamente interessante. Mas Cascais tem apostado forte na renovação, da Marina aos jardins, passando pelos museus que até já têm um ‘bairro’ próprio. A oferta comercial parece não ter limites, moderna e cosmopolita, mas não é difícil encontrar recantos de tradição a lembrar uma Cascais antiga que apesar de tudo ainda se esforça por não andar esquecida.

E todas estas ofertas incluem atividades para toda a família, como se verá pela lista de sugestões que lhe deixamos para a escapadela perfeita de fim-de-semana.

SINTRA, A MAIS-QUE-PERFEITA ESCAPADELA DE FIM-DE-SEMANA

É misteriosa e romântica e tem muito mais para dar do que palacetes, palácios e queijadas. Uma ‘fugida’ de fim-de-semana à incomparável Sintra continua a ser um ‘must’.

Pensa-se em Sintra e logo vem à baila a sua serra, de como envolta em névoa mal esconde palacetes privados e refúgios senhoriais (alguns deles a servir hoje de hotel de superior charme), palácios de sonho, estradas magras e sinuosas envoltas num ar purificador que dá gosto respirar. O centro de Sintra anda às voltas com novas regras. Nada que espante os turistas, mas a proverbial preguiça de muitos deles leva a que os portugueses de escapadela de fim-de-semana tenham muito para ver e espaço livre para o fazer. Não é terra rica em restaurantes excecionais (pelo menos há quem prefira comer na Sintra virada ao mar) mas não lhe faltam ideias de atividades, locais a visitar, iguarias a provar e uma beleza natural e de mão de homem que se estende bem para lá do centro histórico, como em Colares ou na grandiosidade das suas praias ainda servidas pelo velho e mítico elétrico.

Isso e muito mais, neste nosso rol de sugestões que deve tomar em linha de conta antes de planear uma escapadela de fim-de-semana.

ERICEIRA E MAFRA, OU DOIS DIAS DE ADRENALINA, ESPLENDOR E DIVERTIMENTO

Das aventureiras e premiadas praias de surf da Ericeira à imponência e tradição de Mafra, há um fim-de-semana de exceção que espera por si. E pelas crianças.

Para surfistas de todo o mundo, as praias da Ericeira são do que de mais próximo se parece com o Paraíso. E o conjunto de areais e ondas até recebeu o título de Reserva Mundial do Surf, o que é bem mais do que uma honra imponente. Mas a Ericeira é a cereja no topo do bolo dessa Mafra que brilha na majestade dos seus monumentos (o Palácio Nacional de Mafra e seu Convento) e na diversidade da sua oferta de jardins de recreio e de inesquecível passeio, a começar pela própria Tapada. Um sem-fim de atividades para crianças preenche toda a estrutura de tempos livres do concelho, a par dos trunfos de gula como o pão de Mafra e a doçaria. A oferta de restaurantes e hotéis não é vasta mas é sólida e aconselhável, que Mafra tem muito para ver e ainda mais para fazer em escapadela de fim-de-semana.

Se não acredita, veja a seguir a nossa lista de sugestões para dois dias inesquecíveis em Mafra e na Ericeira.

ARRÁBIDA EM DOIS DIAS, DA RESERVA NATURAL À MAIS BELA PRAIA DA EUROPA

Da beleza natural aos melhores restaurantes e dormidas, a Arrábida é um paraíso de fim-de-semana. E de Sesimbra a Setúbal, as suas praias convidam à escapadela perfeita.

Tem Reserva Natural, a mais bela praia da Europa (Praia de Galapinhos) entre uma mão cheia de outras de parecido valor e diferentes características, estradas sinuosas apinhadas de paisagens deslumbrantes e, ao longo do percurso, museus, igrejas de imponência ou cativante humildade, adegas e enoturismo, modernidade e tradição, restaurantes excecionais de comida de conforto e ambiente familiar, hotéis de todos os feitios e para diferentes bolsas e aquela sensação de tranquilidade: de na Arrábida se poder viver para o prazer como se, em rigor, não houvesse dinheiro que o pagasse.

ROTEIROS

CASCAIS

Ver Mais

SINTRA

Ver Mais

MAFRA E ERICEIRA

Ver Mais

ARRÁBIDA

Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *