Um dia não são dias… e há dias assim… de celebração! Foi o que fizemos numa noite bem passada no Restaurante Oxalá, em Ovar. Um espaço de referência, para ser apreciado com tempo.
É sempre bom sermos bem recebidos… se for com um flûte de espumante melhor ainda… é o caso deste espaço, em que antes de subirmos à sala de jantar somos brindados com presunto cortado no momento, queijo da ilha, outros petiscos e sobretudo muita animação. Atenção, os anfitriões gostam de pregar partidas a quem os visita… que não vos podemos contar, para não estragar o efeito surpresa!
Existe ainda a possibilidade de visitar a recentemente inaugurada adega, um tesouro aos olhos de qualquer winelover. Nós ficámos um pouco de tempo perdidos por ali, a tirar fotos, a espreitar referências e a sonhar…
Para a refeição uma das especialidades, Miminhos à Oxalá, e a acompanhar aceitámos a sugestão da casa na escolha do vinho, uma vez que também já tínhamos alguma curiosidade em experimentar este Xaino do Douro. Xaino é a principal referência da Quinta Vale d”Aldeia, um grande projecto vitivinícola de dois irmãos na Meda, Douro Superior. O nome foi buscar inspiração a um termo maçónico popular no século XIV que significava “vinho”.
Uma boa companhia para uma refeição romântica, como se pretendia…
Oxalá
Rua Colares Pinto Carregal Sul, 3880-130 Ovar, Portugal www.restauranteoxala.pt