ROTEIRO DE ODEMIRA: SAIBA O QUE VISITAR, FAZER, ONDE COMER E DORMIR

ODEMIRA É UM ALENTEJO SINGULAR, NUM TERRITÓRIO ÚNICO E VASTO, ENTRE A SERRA, A PLANÍCIE E O MAR.

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes

A palavra que melhor define este território é diversidade, quer natural quer cultural, com o rio Mira, albufeira de Santa Clara, praias e mar e praias fluviais, falésias, campos e vales, tradição, património, cultura, gastronomia, aldeias e vilas antigas.

Vila de Odemira

Vila de Odemira

São Martinho das Amoreiras

São Martinho das Amoreiras

Situado na Costa Alentejana, no Distrito de Beja, este é o maior concelho em área do país, com 1720 km2! Ao longo de 55 km de costa, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, encontram-se as afamadas praias do Malhão, Vila Nova de Milfontes, Furnas, Almograve, Zambujeira do Mar e Carvalhal, encaixadas nas altas falésias.

Praia da Amália

Praia da Amália

Praia da Zambujeira do Mar

Praia da Zambujeira do Mar

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes

Praia de Almograve

Praia de Almograve

A Praia Fluvial de Santa Clara convida a dias bem passados, onde a temperatura da água é sempre apetecível. São praias de Bandeira Azul, de qualidade reconhecida, para usufruir em família ou a dois, para descanso ou desportos náuticos como a pesca, canoagem, surf, bobyboard, passeios de barco ou stand up paddle.

Albufeira de Santa Clara

Albufeira de Santa Clara

Santa Clara-a-Velha, aldeia antiga envolvida pelo rio Mira e pelo seu Espelho de Água, pode ser o ponto de partida para um roteiro pelo interior do concelho, com passagem por outras aldeias como São Martinho das Amoreiras e monumento arqueológico da Necrópole do Pardieiro, Colos (vila histórica e antiga sede de concelho), Relíquias, São Luís e a vila de Odemira. De casario branco, arquitetura tradicional e religiosa bem cuidada, ruas estreitas, são aldeias e vilas cheias de tradição.

Aldeia de São Martinho das Amoreiras

Aldeia de São Martinho das Amoreiras

Os portinhos de pesca artesanal – Portinho do Canal (Vila Nova de Milfontes), Lapa de Pombas (Almograve), Entrada da Barca (Zambujeira do Mar) e Azenha do Mar – são ponto de visita obrigatória para conhecer a pesca artesanal. Daqui sai o melhor peixe e marisco da costa.

Portinho de Pesca Lapa de Pombas

Portinho de Pesca Lapa de Pombas

O imponente Cabo Sardão, perto da localidade do Cavaleiro, é o ponto mais ocidental desta costa e o único local do Mundo onde as cegonhas nidificam junto ao mar. A paisagem é inspiradora e convida a demorados passeios pelos passadiços e miradouros.

Cabo Sardão

Cabo Sardão

O território reúne condições privilegiadas para o turismo de natureza, com especial incidência no BTT, canoagem e caminhadas, mas também para o turismo náutico. Por aqui passa a Rota Vicentina, com o Caminho Histórico, o Trilho dos Pescadores e dezenas de percursos circulares, em diferentes paisagens e para fazer em autonomia, preferencialmente entre setembro e junho. Para programar a sua visita, contacte a Rota Vicentina (www.rotavicentina.com) e depois aventure-se, a pé ou de bicicleta, num das rotas mais bonitas do Mundo.

Rota Vicentina

Rota Vicentina

A natureza concedeu ao rio Mira a beleza e o Homem respeitou a sua autenticidade. Passear entre a foz em Vila Nova de Milfontes e Odemira, em pleno Parque Natural, é conhecer um caudal puro, rico e fauna e flora, história, cultura e tradição. Outrora importante via de comunicação e comércio, hoje é procurado para desporto e turismo.

Rio Mira

Rio Mira

O cante ao baldão e de improviso, a viola campaniça, os cantares alentejanos e o artesanato muito diversificado de técnicas ancestrais e novas abordagens compõem uma combinação única de tradições. Procure a loja da CACO, a Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, os ateliers de artistas e artesãos espalhados pelo território ou visite a FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, sempre no 3º fim de semana de julho, onde encontra dezenas de artesãos, exclusivamente do concelho, a trabalhar ao vivo.

Na gastronomia, a oferta é variada e Odemira oferece os melhores sabores do campo e do mar, entre petiscos e pratos confecionados com tempo e saber. Aqui encontra o Medronho do SW, aguardente produzida com mestria a partir do fruto do medronheiro, uma verdadeira tradição em estado líquido.

O melhor é partir à descoberta de Odemira!

Moinho de Odemira

Moinho de Odemira

VISITAR

FAZER

COMER

DORMIR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

SUBSCREVA A NEWSLETTER

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO