Sonha viajar por lugares desconhecidos, mas foi em Cascais que encontrou o espaço certo para realizar o desejo de um projeto solidário. Mãe de quatro filhos, tem uma menina com Síndrome de Down que a inspirou a entregar-se a uma ideia inovadora. Déjà Lu, uma livraria de “livros já lidos”, de abordagem divertida e cativante, reverte a totalidade das suas receitas para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21. Francisca Prieto vê em Cascais um lugar promissor, com vida, onde parece que nada pode parar. Aprecia a diversidade que este local lhe oferece, desde uma caminhada à beira mar até a um dia cultural pelo quarteirão dos museus. Levando parte desta vida de Cascais para perto das pessoas, promove ainda no seu espaço bookclubs e brunch literários, de forma a proporcionar uma mistura original da cultura e bem-estar característicos da vila.
Como apresenta a vila a quem não a conhece?
Como um lugar onde parece ser sempre fim de semana.
Um dia perfeito em Cascais é assim… caminhada pelo paredão de manhã – 6km até à praia da Azarujinha, em São João do Estoril – almoço tipo snack (prego no pão com batatas fritas) no restaurante 5 Sentidos, sobremesa no Santini. À tarde, passeio pelas exposições do Quarteirão dos Museus (Centro Cultural, Casa das Histórias Paula Rego, etc…) ou, na altura do verão, tarde de praia no Guincho. À noite, jantar com os amigos no restaurante Confraria.
Não podemos ir embora de Cascais sem… conhecer a livraria Déjà Lu.
Quais os pontos de interesse que o visitante não pode deixar de conhecer?
Um monumento: Fortaleza da Cidadela.
Um museu: Casa das Histórias Paula Rego, porque, para além de apresentar exposições de nível internacional, o seu edifício foi projetado por um dos mais relevantes arquitetos portugueses.
Um jardim: Parque Marechal Carmona.
Uma vista: Toda a ciclovia da Guia, mas em particular a zona da Boca do Inferno.
Uma praia: Praia do Guincho porque tem uma situação geográfica peculiar, ao lado da serra de Sintra.
As melhores atividades de lazer /outdoor em Cascais: Caminhada no paredão até São João do Estoril (e regresso), stand up paddle na baía, passeio pela ciclovia da Guia/Guincho.
Os melhores hotéis: Pestana Cidadela de Cascais e Farol Hotel.
Os melhores restaurantes?
De cozinha portuguesa: Taberna da Praça.
De peixe e marisco: Luzmar.
De cozinha do mundo: Confraria.
Para petiscar: LOVit.
Para comer a “bom preço”: O Pereira.
Para apreciar a vista: Monte Mar.
Os melhores cafés e gelatarias: Sacolinha e a Santini porque é a melhor gelataria do país e uma imagem de marca desta vila.
As melhores moradas para fazer compras?
Gourmet / garrafeiras: Cabaz Tinto.
Outras: Livraria Déjà Lu porque é uma livraria solidária onde se encontram excelentes títulos a ótimos preços, Pão na Hora, Bom Apetite, Cozinha com Alma, Mercado da Vila (à quarta e ao sábado, para produtos frescos), Bairro Arte.