Jornalista de profissão, mas vilafranquense de coração. A cara que todos conhecemos no telejornal da TVI tem uma paixão única pela terra que o viu crescer. No alto dos seus 53 anos vive um dia de cada vez, junto da sua família, que é e será sempre a sua grande realização a nível pessoal. Almeja esta felicidade junto daqueles que ama, mas com o Jornalismo sempre por perto, de preferência no seu lugar predileto, aquele onde escolheu viver.
Como apresenta o Concelho a quem não o conhece? Imagina o melhor de dois mundos: urbano e rural? É aqui mesmo! Entre os montes e a Lezíria, com o Tejo a seus “pés”. Um concelho com ligações fortes e sem complexos à sua história, às suas gentes, a quem fica e a quem passa! Não é melhor nem pior, é diferente, que rima com… excelente!
Complete as seguintes frases:
Só em VILA FRANCA DE XIRA encontro… as minhas raízes, equilíbrio, bem-estar. É o meu porto de abrigo!
Um dia perfeito em VILA FRANCA DE XIRA é assim… Assistir ao nascer do sol à beira Tejo e deixar os 5 sentidos vaguearem pela cidade centenária. Rumar ao Mercado Municipal, referência artística para a região, pela sua arquitetura e pelos mais de 15 mil painéis de azulejos que o revestem; embrenhar-se no seu interior e deixar-se “invadir” pelo colorido e cheiro que emana das inúmeras bancadas de produtos tradicionais do concelho. Depois é aventurar-se pelas ruas e ruelas da cidade, admirar fachadas e calçadas, montras e esplanadas e os inúmeros espaços museológicos ligados à história local (Museu do Neo-Realismo, Museu Municipal e os inúmeros núcleos espalhados pela cidade). Cansado? É tempo de “recarregar baterias” com uma das várias propostas gastronómicas locais (carne ou peixe, é difícil a escolha!). Só o contacto direto com os vilafranquenses garante um “dia perfeito”. Quer saber porquê? É experimentar!
Não podemos ir embora de Vila Franca De Xira sem… subir ao miradouro do Monte Gordo e deixar-se “dominar” pela energia da paisagem e ter a certeza que, afinal, há muito mais a visitar e que, por isso…tem que voltar!
O seu Best Of Vila Franca De Xira:
Lugares que não podemos deixar de visitar e porquê:
– um monumento: Monumento ao Campino. Escultura em bronze imponente, bem no centro da cidade, que exerce sobre quem passa por lá a lembrança do campo bravo no seu verdadeiro fulgor. É a representação e homenagem perfeitas a uma das figuras tradicionais (Campino) e a uma das principais tradições locais (Festa Brava).
– um museu / espaço cultural: Museu Municipal. Local de repositório e apresentação das memórias do concelho. A sua história e as suas gentes. Só por si o edifício é de visita obrigatória: um antigo palacete setecentista num local onde existem ainda vestígios mais remotos.
– um jardim: Jardim Constantino Palha. À beira rio plantado. São 400 metros de “braço dado” com o Tejo e a Lezíria. Um espaço nobre e carismático onde ganham honras o coreto e o imponente arvoredo (plátanos, freixos e amoreiras) que garantem a calma.
– uma vista: Ermida do Senhor da Boa Morte, onde se alia a história milenar do local a uma paisagem a perder de vista da Lezíria.
As melhores atividades de lazer / outdoor em VILA FRANCA DE XIRA:
Os melhores hotéis: Hotel Lezíria
Os melhores restaurantes:
– De cozinha de autor: 150 gramas
– De cozinha portuguesa: Refúgio d´El Rei
– De peixe e marisco: Marisqueira
– Para petiscar: Bodega 150 e Flor do Tejo
– Para comer a “bom preço”: Canoa
– Para apreciar a vista: Voltar ao Cais
Os melhores cafés: Tradicional Receita e Geladaria Bianco
Os melhores bares / discotecas: Café Puro e Maioral
As melhores lojas para fazer compras: Difícil escolha pela grande variedade.