Mário Gonzaga Ribeiro, Ex-piloto, Agricultor e Jornalista


É um concelho rural e de beleza indescritível, é o Vale Encantado! Tem percursos encantadores, a pé ou a cavalo.

Arruda dos Vinhos viu-o nascer há 92 anos. Cresceu num Palacete próximo à Igreja Matriz. O seu nome é conhecido entre o povo português, como apresentador dos programas “Motores em Marcha”, “Trânsito” e “Ponto por Ponto”, e pela sua vasta e contínua colaboração com diversos Jornais e Rádio.

Presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Motonáutica, durante 25 anos foi piloto de automobilismo e motonáutica, tendo sido Campeão Nacional de Motonáutica durante 6 anos, e premiado em várias participações a nível internacional.

Ao longo da sua vida tem recebido as mais variadas distinções nas áreas desportiva, de informação e de educação rodoviária. Foi Presidente da Assembleia Geral da Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos, Membro da Direção da Comissão Vitivinícola Regional da Estremadura e Presidente da Assembleia Geral da Unicaro – União de Cooperativas Agrícolas do Ribatejo e Oeste.

Atualmente vive na Quinta da Malafaia, por si restaurada, em Arruda dos Vinhos. Uma das suas principais realizações pessoais foi a compra da sua primeira Quinta, em Caneças. Foi a sua casa de habitação durante cerca de 30 anos. Entre os principais projetos futuros está manter a cultura das vinhas em Arruda dos Vinhos; implementar a construção de um Hotel Sénior e continuar a colaborar na Comunicação Social.

Como apresenta o Concelho a quem não o conhece?

Arruda dos Vinhos é um concelho que dista 35 km de Lisboa, rural e de beleza indescritível, é o Vale Encantado! É um concelho bem servido de vias de comunicação. Os Fortes Militares, do Cego e da Carvalha (Monumento Nacional), têm vista para a Serra de Montejunto, a Lezíria, o Rio Tejo e a zona de Sintra. Tem percursos encantadores, a pé ou a cavalo. Aconselho uma visita à Igreja Matriz, Palácio do Morgado, à zona histórica da vila, ao Miradouro de Cardosas, à paisagem de Arranhó e ao Casal das Neves, onde terá nascido a Bruxa d’Arruda.

Complete as seguintes frases:

Só em ARRUDA encontro… bom vinho e boa gastronomia.

Um dia perfeito em ARRUDA é assim… uma ida à Igreja Matriz, um passeio pelos fortes militares e um bom jantar.

Não podemos ir embora de ARRUDA sem… levar um vinho de Arruda para oferecer.

O seu Best Of ARRUDA:

Lugares que não podemos deixar de visitar e porquê:

– um monumento: Forte do Cego, pela paisagem e pelo enquadramento histórico-militar.

– um museu / espaço cultural: Centro Cultural do Morgado, que fica num solar setecentista e no centro da vila de Arruda dos Vinhos. Aqui ficam o Posto de Turismo, a Biblioteca Municipal Irene Lisboa, a Galeria Municipal, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres, a Oficina do Artesão e o restaurante Mercearia do Prato.

– um jardim: o Jardim Municipal, com a ciclovia e a possibilidade de fazer desporto: Campo de Futebol, Padel, Ténis e outras atividades infantojuvenis.

– uma vista: zona envolvente do Forte do Cego.

As melhores atividades de lazer / outdoor em ARRUDA: Parapente, passeios BTT e os passeios a cavalo, com grande incremente e belo cartaz de divulgação do território rural às portas de Lisboa.

Os melhores hotéis: Quinta de Santa Maria e Hospedaria Anagri.

Os melhores restaurantes:

– De cozinha de autor: Fuso.

– De cozinha portuguesa: Taberna da Ti’Amélia.

– De peixe e marisco: Moleiro’s.

– De cozinha do mundo: Tasca do Beco Torto.

– Para petiscar: Taberna do Luís.

– Para comer a “bom preço”: Em Arruda dos Vinhos a relação preço-qualidade é convidativa em todos os restaurantes concelhios.

– Para comer fora de horas: Fuso.

– Para apreciar a vista: Gostava de restaurar uma pequena habitação junto ao Forte do Cego para ponto de restauração e assim providenciar ao visitante/turista um restaurante com vista para o Vale Encantado.

Os melhores cafés: “Como Assim”, no Parque Urbano das Rotas.

Os melhores bares / discotecas: Casa do Ferreiro.

As melhores lojas para fazer compras: Oficina do Artesão (artesanato). Casa Cavaco e Casa do Ferreiro (vinhos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *