Nasceu em São Tomé há 44 anos, onde recebeu o nome de Timóteo Tiny Santos, mas veio para Portugal aos cinco anos e desde cedo reconheceu Torres Vedras como a sua cidade. Aqui passou a assinar como NBC (Natural Black Color), a partir da década de 90, quando se tornou um dos fundadores do hip-hop português. Em 2017, afirmou que “Toda a Gente Pode Ser Tudo”, num disco apontado como um dos melhores do ano e, já em 2019, defendeu “Igual a Ti” no palco do Festival da Canção, com a qual conquistou o segundo lugar.
O facto de viver em Torres Vedras, longe do cosmopolitismo de Lisboa, nunca o impediu de projetar a sua voz e a sua mensagem ou de colaborar com outros grandes nomes da música. Torres Vedras oferece-lhe “o mar, o sossego e espaço para criar os filhos sem problemas de maior”. E ainda a gastronomia e os vinhos, com particular destaque para os famosos pastéis de feijão, os Benjamim: “levo-os sempre comigo quando viajo, para mostrar lá fora o que fazemos numa cidade tão pequena!”
Como apresenta a cidade a quem não a conhece?
Diria que é uma cidade com mar por perto. Sossego. E espaço para criar os filhos sem problemas de maior. Comida e vinhos para os apreciadores também não falta.
Complete as seguintes frases:
Só em Torres Vedras encontro… os melhores pastéis de feijão do mundo, os Benjamins, que eu tenho sempre que levar comigo nas viagens internacionais, para mostrar lá fora o que fazemos numa cidade tão pequena e tão jeitosa.
Um dia perfeito em Torres Vedras é… acordar cedo, ir à praia de Santa Cruz apanhar ar do mar, almoçar por Santa Cruz, vir beber café ao Roots em Torres Vedras, deixar as crianças a brincar no parque da Várzea; jantar no restaurante A Colmeia e beber um copo no Vinil Café Bar.
Não podemos ir embora de Torres Vedras sem… Comer Benjamins (pastéis de feijão).
O seu Best Of de Torres Vedras:
Lugares que não podemos deixar de visitar e porquê:
– um monumento: Linhas de Torres, pela representatividade das Linhas de Torres naquilo que foi a ajuda para a não tomada de Lisboa na altura de Napoleão.
– um museu / espaço cultural: O Aqueduto de Torres Vedras. É interessante perceber como a obra foi construída com o objetivo dar água a cidade numa altura tão remota. Percebe-se desde cedo o altruísmo da cidade em ajudar o seu povo.
– um jardim: Várzea, um lugar que foi criado do zero, onde antes era só pó e coisas velhas, construiu-se um jardim incrível que hoje é a cara da cidade, a todos os níveis.
– uma vista: A vista do Castelo sobre a cidade. É muito bonita!
As melhores atividades de lazer / outdoor em Torres Vedras: Bom, desde aulas de Surf em Santa Cruz aos caminhos do vinho para os apreciadores.
Os melhores hotéis: Areias do Seixo e Hotel Golf Mar
Os melhores restaurantes:
– De cozinha de autor: Noah
– De peixe e marisco: Santinhos, no Turcifal
– De cozinha do mundo: O Tawa Sushi, perto do mercado
– Para petiscar: Cantinho do chefe
– Para comer a “bom preço”: Páteo do Faustino
– Para comer fora de horas: O Gordo, bem no centro da cidade
– Para apreciar a vista: Restaurante Panorama
Os melhores cafés: Casa da Avó Gama
Os melhores bares / discotecas: República Wine Bar
As melhores lojas para Fazer compras: Depende dos gostos e das idades. Mas eu tenho preferência pela Carsportif, tem sempre novidades para todos os gostos!