Uma das asas da dupla Anjos, banda com mais de 20 anos de carreira, nasceu em Lisboa, mas diz ter sido “adotado pelo fantástico concelho do Seixal” desde cedo. Aqui viveu até ter casado, tendo sido este o cenário que o acompanhou em grande parte das suas criações musicais.
Atualmente a viver na vizinha Sesimbra, Nelson Rosado garante que o pôr do sol sobre a baía do Seixal não rivaliza com nenhum outro. Tal como diz serem únicos “os sabores e as cores” desta cidade, da qual evidencia a “tradição exemplar no que respeita à promoção cultural, desportiva e recreativa”.
Aqui começou a estudar música aos sete anos e deu início à sua carreira, ao lado do irmão, como sempre tem feito e deseja continuar a fazer. Com a família no topo das prioridades, o músico elege para os convívios o Parque Urbano do Seixal. Já ao visitante recomenda que não deixe de experimentar um passeio numa embarcação tradicional até ao moinho de maré de Corroios.
O seu Best Of do Seixal:
Lugares que não podemos deixar de visitar e porquê:
– um monumento: Moinho de Maré de Corroios, mandado construir por D. Nuno Álvares Pereira, em 1403.
– um museu /espaço cultural: Fórum Cultural do Seixal, pois para além de ter um espaço extraordinário para concertos, convenções, palestras, etc… tem igualmente uma biblioteca fantástica sempre atualizada e bastante prática.
– um jardim: Parque Urbano do Seixal é um lugar especial para convivermos com a família e amigos.
– uma vista: O pôr do sol na Baía do Seixal, com maré cheia.
As melhores atividades de lazer / outdoor no Seixal:
Podemos sempre sair para um passeio de bicicleta, quer na zona ribeirinha quer nos parques e zonas verdes de que o concelho dispõe. Na Baía podemos fazer remo e, nos dias de vento, Windsurf e Vela. Recomendo os passeios marítimos nas embarcações tradicionais e aproveitar para ver o pôr do sol a bordo de um veleiro.
Os melhores hotéis:
Evidência Belverde Atitude Hotel.
Os melhores restaurantes:
– De cozinha de autor: Lisboa à Vista, Mundet Factory, Senhor Miyagi.
– De cozinha portuguesa: Restaurante O Bispo, Restaurante 100 Peneiras, Restaurante O Batoque, Restaurante O Central.
– De peixe e marisco: Marisqueira O Pinto (fica na Amora e é uma excelente opção qualidade/preço para comer marisco), União Seixalense para Mariscos / Petiscos.
– De cozinha do mundo: Mundet Factory, Restaurante Alfaiate / Atelier Al Forno.
– Para petiscar: 100 Peneiras.
– Para comer a “bom preço”: Restaurante O Barroco (no Bairro Novo), Restaurante O Bispo, Restaurante 100 Peneiras, Adega 33.
– Para comer fora de horas: O Pescador.
– Para apreciar a vista: Lisboa à Vista.
Os melhores cafés:
Brisa da Baía, Taberna do Sousa.
Os melhores bares / discotecas:
A zona ribeirinha da Amora, assim como a do Seixal, tem muitas e boas opções, tantas que nem me atrevo a escolher uma só.