15 locais para um roteiro LGBT de Lisboa

Embora sem a projecção de Madrid e Berlim, Lisboa tem-se vindo a assumir como uma cidade gay-friendly.

A legislação portuguesa dos anos recentes – primeiro a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, mais recentemente as leis da co-adoção e da adoção, bem como o acesso à procriação medicamente assistida por mulheres solteiras e lésbicas – são alguns dos marcos que mostram uma maior abertura e maior protecção legal destas minorias, embora ainda reste muito por fazer, por exemplo a nível social e dos direitos das pessoas transgénero.

Lisboa, sendo a capital, sempre atraiu o maior número de identidades à procura de liberdade para criar e ser, mesmo que muitas vezes ainda à margem. O aumento do turismo na cidade tem trazido igualmente uma grande percentagem de turistas LGBT, que encontram, tal como os habitantes locais, uma vida noturna animada e eventos específicos da comunidade.

O Bairro Alto e o Príncipe Real são os bairros mais gay de Lisboa, onde se localizam o maior número de pontos de interesse, sobretudo a nível de vida nocturna.

Aproveitamos o mês do orgulho LGBT para dar a conhecer um breve roteiro pela Lisboa arco-íris, com as sugestões de melhores bares e locais para o público queer em Lisboa, bem como alguns eventos relevantes para a comunidade ao longo do ano.

ROTEIRO LGBT DE LISBOA

Um dos bares mais carismáticos e extrovertidos do Bairro Alto, onde a pista de dança, a... LER MAIS
A associação cultural ZDB estende-se ao bar umas portas ao lado, ponto de encontro dos ... LER MAIS
Todos são bem-vindos, claro, mas o Tr3s, no Príncipe Real, é um bar dirigido aos bears... LER MAIS
Na zona bear do Príncipe Real, o Woof Lx é ponto de paragem desta comunidade, num contra... LER MAIS
A porta está fechada, mas o espaço encerra muita simpatia e cumplicidade em poucos met... LER MAIS
Chamava-se Troika Bar. E antes foi Chueca. O público sempre foi maioritariamente LGBT. A... LER MAIS
É o bar gay mais atrevido da cidade, aberto todos os dias. À porta fechada, basta tocar... LER MAIS
É a segunda mais antiga discoteca gay da cidade, contando com 36 anos de vida, e um espa... LER MAIS
Discoteca gay no Príncipe Real, atrai sobretudo um público mais velho. A pista anima-se... LER MAIS
It is impossible to speak of Lisbon’s nightlife without mentioning Finalmente. The city... LER MAIS
A sauna mais inclusiva da cidade: acolhe homens, mulheres e transexuais, independentemente... LER MAIS
Sauna gay no Bairro Alto, próxima da Rua da Barroca, onde ficam boa parte dos bares LGBT... LER MAIS
Um edifício do século XVIII foi totalmente restaurado para acolher este hotel com doze ... LER MAIS
Uma loja de roupa para homem, situada no Chiado, tem uma oferta variada de peças arrojad... LER MAIS
É uma das praias da Costa da Caparica e é quase exclusivamente frequentada por gays de... LER MAIS

EVENTOS

A Marcha do Orgulho LGBT, iniciada em 2000, é o evento de maior visibilidade da comunidade LGBT em Lisboa. Organizada por diversas associações e colectivos (Amnistia Internacional, AMPLOS, ILGA, Opus Gay, rede ex-aequo, entre outras) coloca em destaque no seu manifesto deste ano as identidades trans e a importância da sua despatologização e reconhecimento. Marcada para dia 17 de Junho, começa às 17h30 no Príncipe Real.

Uma semana depois da marcha, o Arraial Pride (antes realizava-se no mesmo dia) ocupa a principal praça da cidade, o Terreiro do Paço, com todas as cores do arco-íris, numa celebração da igualdade. Na sua 21ª edição, este evento que é o maior do género em Portugal, contará, durante o dia, com actividades para crianças, mostras de artesanato e, à medida que o dia avançar, com concertos, animação e DJ sets que tornarão a praça numa festa grande e colorida. A música começa às 16:30 com Miss Wonder e continua com os coros Colegas e Pink Noise às 18:00. Hélio Morais (baterista dos Paus e dos Linda Martini) actua a partir das 18:30, seguido por Mag e Moullinex (20:30 e 22:30, respetivamente). À meia-noite, o elenco do Finalmente (Deborah Kristal, Samantha Rox, Jenny Larrue, Nyma Charles, Kelly Kiss e Tiago Morais) sobe ao palco com o espectáculo Ídolos Forever. Às 00:30, Kátia Aveiro dá o último concerto da festa, sendo seguida pelos DJ sets de The Ballroom, Rita Zukt e Nuno Lopes.

Com poiso que muda com frequência, mas uma periodicidade mais ou menos regular (mensal), o Conga Club organiza uma das festas gay mais concorridas da cidade. O tema vai mudando – já foi homenagem à vida no mar, às aulas de aeróbica, aos cruzeiros do amor, ao futuro – mas a animação é sempre garantida noite fora por DJ sets eclécticos e os bailarinos incansáveis. No próximo mês de Julho, no dia 6, celebram-se os 6 anos de Conga no Estúdio Time Out, com Tensnake, Señor Pelota e John Holmes.

É um dos festivais mais antigos da capital, desde 1997 a trazer ao São Jorge filmes de temáticas LGBT, quer produções recentes quer propostas mais antigas e alternativas, em retrospectivas, ciclos e secções competitivas. O Queer Lisboa decorre todos os anos em Setembro e é um dos eventos que mais tem contribuído, com a abrangência da sua programação, para a visibilidade da comunidade e a reflexão sobre as identidades lésbicas, gays, bissexuais e transgénero de diferentes momentos e contextos.

Os Prémios Arco-Íris, promovidos pela associação ILGA, reconhecem, desde 2003, o trabalho feito contra a discriminação e homofobia. A cerimónia acontece todos os anos, no início do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *