20 melhores casas de fado em Lisboa

Escadinhas de São Cristóvão, Lisboa, mural de Hugo Makarov/Mário Belém/Nuno Saraiva/Pedro Soares Neves/UAT /Vanessa Teodoro

As Casas de Fado vivem hoje em restaurantes, um brinde de música ao vivo ao turista, mas Lisboa fora, em tabernas ou sociedades recreativas, canta-se o mesmo fado. De noite, sempre.

É algo romântico pensar que nos dias de hoje um passeio pelos bairros de Lisboa garante uma voz de FADO para lá das janelas. O FADO tem saído das ruas para acostar às CASAS DE FADO, o que levou a chamada ‘canção nacional’ a remeter-se à condição de atração, em forma de jantares com música ao vivo. E há boas razões para aceitar a ideia de que as velhas tertúlias de fadistas, até daqueles melhor sucedidos ou mais perdulários que abriram CASAS DE FADO em seu próprio nome, deram lugar a ‘restaurantes com brinde’, virados ao consumo turístico. Não é bem o caso.

É certo que ao contrário de uma ‘casa de qualquer coisa’, uma CASA DE FADOS não é um lugar onde nada mais acontece senão o trinar das guitarras e a voz sentida do fadista. O lisboeta pensa duas vezes à conta do preçário e o turista vê-se na delicada situação de ser vitimado pela sua própria boa-educação: não só não entende uma linha do poema como é ‘convidado’ a ficar quieto e mudo. Como reza o mote: ‘silêncio, que se vai cantar o FADO’. E é assim que deve ser.

A confusão a que o visitante se refere é solidificada pela ideia que ele possa ter do que é a música portuguesa. Se o ‘Portugal do Brasil’ tem choro para melhor ter samba e o ‘Portugal de África’ tem morna para melhor batucar e dar que fazer às ancas, porque há de um país solarengo e de tantos atributos festivos fechar os olhos, cantar desgraças e suspirar saudades? Mas, quase sempre quem nos visita entra no ‘ambiente’ e partilha mesmo uma ou outra lágrima furtiva.

O Bairro Alto, com as suas incontornáveis CASAS DE FADO (A Severa, Adega Machado, Café Luso ou O Faia), Alfama (A Parreirinha de Alfama) ou o bairro da Sé (Clube de Fado) marcam as fronteiras onde o turista e o lisboeta assumido podem dar de caras um com o outro. Mas cidade fora há sempre um pequeno restaurante ou uma taberna onde por norma se guarda uma viola ou dependura uma guitarra, não vá um fadista de bairro aparecer a querer dar mais do que um ar da sua graça. E em diferentes sociedades recreativas, fadistas amadores dão o melhor de si aos outros, quem sabe a sonhar com a anual Grande Noite do Fado, no Coliseu dos Recreios, de onde saíram alguns nomes hoje imprescindíveis da saga moderna do FADO.

E, claro, para ficar a saber tudo do assunto uma visita ao Museu do Fado, em Alfama, é paragem obrigatória. E mesmo ali, regularmente, se junta gente em silêncio para ouvir cantar e tocar estas toadas de saudades. De noite, como é de tom e é onde mora o FADO.

Best Of Casas de Fado

Situado nas imediações da Sé, o Clube de Fado não é apenas um restaurante. É um local onde se provam boas iguarias da cozinha tradicional, com o fado e a guitarra portuguesa por companhia. Uma referência no universo das tradicionais casas de fado lisboetas, de ambiente romântico e decoraçã... LER MAIS
Fundada em 1937, esta é uma das casas de fado mais conhecidas de Lis­boa. Com três pisos e uma decoração contemporânea, oferece diferentes ambientes para escutar o fado.Estacionamento: Sim Reservas: Aconselhável Fora de Horas: SimLotação: 100 lugares Preço Médio: 50€... LER MAIS
Esta é uma das casas de fado mais conhecidas de Lisboa e pretende oferecer um “espetác... LER MAIS
Está situado nas fundações da Casa dos Condes de Linhares, um espaço grande, com um p... LER MAIS
No espaço recuperado e intimista, pontuado por velhos azulejos de uma capela setecentis... LER MAIS
A Parreirinha de Alfama é casa de ambiente acolhedor onde a cozinha tradicional portugues... LER MAIS
O Café Luso, restaurante típico de fado e folclore, oferece uma esmerada carta feita dos... LER MAIS
Desde novembro de 2013 que existe em Alcântara uma verdadeira taberna alfacinha. Inspirad... LER MAIS
A Mascote da Atalaia continua a história de mais de cinco décadas da tasca do Fonseca e... LER MAIS
De cariz vivamente típico, o restaurante Timpanas serve Fado,  Folclore e, claro, a ... LER MAIS
O Povo Lisboa é um espaço destinado aos amantes da cidade, das suas culturas, sabores e ... LER MAIS
Em atividade desde 1947, O Faia é uma casa de fados que tem sabido acompanhar a evoluçã... LER MAIS
Aberta há mais de meio século, é uma das mais conhecidas casas de fado de Lisboa. Cozin... LER MAIS
Em Alfama, este espaço muito lisboeta, residente num edifício do século XVIII, oferece ... LER MAIS
Neste bar, que também é café e restaurante, a música e a gastronomia andam de braço d... LER MAIS
No coração histórico de Lisboa, em plena Alfama e dentro do Museu do Fado, nasceu o res... LER MAIS
Francisco Gonçalves abriu em 1994 a Tasca do Chico, casa dedicada ao fado vadio e que tem... LER MAIS
A Bela é a alma da casa e ninguém lhe tira o lugar. Em Alfama, a sua casa é um espaço... LER MAIS
Os Amigos da Severa dão nome a uma tasca típica, famosa pelas bebidas tradicionais como ... LER MAIS
Na vila de Cascais também se ouve o fado, cantado e tocado ao vivo. O acolhedor restaura... LER MAIS

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
A escolha dos Best Of resulta da opinião e experiência dos jornalistas e editores da nossa comunidade, de entrevistas aos habitantes locais, sugestões dos leitores validadas pela nossa redação e da pesquisa e recolha de informação, comentários e classificações nas redes sociais.

 

DEIXE O SEU CONTRIBUTO:
A sua opinião também conta e é muito importante. Partilhe-a na área de comentários do nosso site e contribua para melhorar as listagens.

2 Comments

  • Paula Moinheiro diz:

    Gostaria de saber todas as novidades sobre casas de fado. OBRIGADA.
    Paula Moinheiro

  • Boa tarde

    o Sr.Fado de Alfama propriedade da fadista Ana Marina e do Viola de Fado Duarte Santos, está em Alfama á 13 anos e é a casa de Fados mais bem cassificado em sites como o tripadvisor. 146 entre 4498…. nenhuma outra casa de fado tem melhores e mais comentarios positivos que o Sr.Fado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *