Lisboa à mesa: onde encontrar os melhores pratos típicos

Canja de boi, Pap’Açôrda

Lisboa está repleta de bons restaurantes que são verdadeiras instituições da cozinha portuguesa, e seus chefs com mais ou menos nome que nos servem a tradição em ambiente a condizer. O sabor caseiro e autêntico da comida típica portuguesa fica no paladar daqueles que passeiam pelas ruas da capital. Andámos pela cidade à procura destas verdadeiras iguarias e damos-lhe a conhecer a nossa sugestão de locais onde pode provar os melhores pratos da cozinha portuguesa em Lisboa.

Na mesa do Laurentina, restaurante conhecido como “o rei do bacalhau”, desfilam os mais seletos pratos de Bacalhau, o ingrediente principal de algumas das mais típicas receitas nacionais.

Laurentina: o rei do Bacalhau

O Arroz de Cabidela, o popular prato tingido pelo sangue da galinha, é servido com distinção no Solar dos Presuntos, um espaço que nos traz o melhor da cozinha minhota, e onde também aconselhamos a provar a Lampreia, peixe sazonal com muita procura.

Solar dos Presuntos: Arroz de cabidela | Lampreia

Há que não descurar as Favas Guisadas com Entrecosto e Enchidos d’O Poleiro, o Ensopado de Borrego e o Sável Frito com Açorda e Hortelã, entre várias especialidades que esta casa serve desde 1985.

O Poleiro: Sável frito com açorda e hortelã | Ensopado de Borrego | Favas guisadas com entrecosto e enchidos

A Sopa de Santola da Justa servida n’O Nobre merece destaque, assim como o Bacalhau à Brás servido pela Chef Justa Nobre.

O Nobre: Sopa de Santola da Justa | Bacalhau à Brás

O Polvo à Lagareiro servido no Aldeia faz crescer água na boca… aqui os Peixinhos da Horta são de comer e chorar por mais.

Aldeia: Polvo à Lagareiro | Peixinhos da Horta

O Camarão Tigre grelhado e Mexilhão servido no Monte Mar, e os Filetes com Arroz de Berbigão são alguns dos pratos que pode provar neste restaurante especializado em peixe e marisco com primeira morada em Cascais.

Monte Mar: Camarão Tigre grelhado e mexilhão | Filetes com arroz de berbigão

Não devem escapar igualmente os Choquinhos, sempre muito bem tratados nas cozinhas do sul de Portugal, e que pode provar no Alfaia. Entre a Salada de Polvo do Coelho da Rocha e os Jaquinzinhos com Açorda de Tomate, a Raia alhada com Açorda de Ovas ou as Pataniscas de Camarão do Pap’Açôrda, delicie-se e prove o que o mar e o rio têm de melhor.

Alfaia: Raia alhada com açorda de ovas | Choquinhos

O melhor Prego do Lombo no Pão come-se ao balcão do Gambrinus, um dos restaurantes mais antigos de Lisboa, cuja história remonta ao século passado. Este é um dos restaurantes de luxo que continua a atrair milhares pelo Cozido à Portuguesa, um dos mais famosos pratos típicos portugueses. Legumes e um sortido de enchidos cozidos na dose certa, toucinho, carnes de vaca, porco e galinha e arroz cozido nessa água.

Gambrinus: Cozido à Portuguesa | Prego do Lombo no Pão

E por falar em carne, o Café de São Bento é conhecido por ter “o melhor bife de Lisboa”, uma suculenta carne do lombo, na versão “Marrare”, Portuguesa ou apenas grelhado, acompanhado de batatas fritas e com ou sem ovo a cavalo, uma autêntica avalanche de sabores para apreciar em família ou com amigos.

Café de São Bento: o melhor bife

Ficou com água na boca? Aproveite e veja outros restaurantes de cozinha tradicional portuguesa em Lisboa.

Artigo em parceria com a INS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *