ROTAS DOS VINHOS DE LISBOA: Alenquer, Arruda, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras

A zona central da região de Lisboa (Alenquer, Arruda, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras) recebeu um enorme investimento nos últimos anos. Os vinhedos modernizaram-se e o solo recebeu novas castas nacionais, como as tintas Trincadeira, Castelão ou Tinta Miúda. E as castas internacionais dão-se na perfeição, a Cabernet Sauvignon ou a Alicante Bouschet entre as de topo de lista. Nos brancos brilham as castas Vital, Fernão Pires ou Arinto, com presença pontual da Chardonnay. É uma região rica em património e belezas naturais, ideal como rota de passeio e inesquecíveis provas de vinho e petiscos.

Saindo de Lisboa pela A1, em 30 minutos se chega a Arruda dos Vinhos, destino onde merecem visita a Igreja Matriz e o Centro de Interpretação das Linhas de Torres. Quanto aos vinhos, não deve passar ao lado da Quinta de S. Sebastião. Depois, é rumar a Alenquer, zona rica em adegas e enoturismo. Não perca um pingo da Quinta do Pinto, da Sociedade Agrícola Quinta do Garrido e, claro, do notável Museu do Vinho situado no antigo Celeiro Real. E se os petiscos não lhe saciaram a fome, há bons restaurantes no centro histórico e dois portentos de arte religiosa para cuidar dos sentidos: a Capela de Santa Catarina e a igreja de S. Pedro. Pelo caminho fica a Serra de Montejunto de fauna e flora muito diversificada. Um passeio a pé aconselha-se antes de tomar a N115-1 e visitar a Quinta do Sanguinhal. Já no Cadaval perca-se em castros, azenhas e moinhos. Os vinhos, esses pedem visitas demoradas à Quinta do Gradil e à Casa Agrícola Nicolau. A rota segue para Óbidos, esplendorosa vila medieval conservada como poucas no mundo. Seguindo para Vidais pela N114, encontra os Vinhos Cortém, com visita e provas. E logo se ruma a Peniche para almoço no porto de pesca, passeio pelo centro histórico e visita ao Forte de Peniche. É uma região onde o litoral glorifica o surf e a beleza das suas praias, desde o Baleal às que em percurso costeiro levam a Torres Vedras, como a praia de Santa Cruz. A Lourinhã vem a seguir com os dinossauros do divertido Dino Parque antes de rumar a mais provas vínicas na Adega Cooperativa da Lourinhã. A rota fecha em Torres Vedras, terra de igrejas, conventos e superiores adegas: Adega Mãe, Quinta da Almiara e Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa. Remate com um pastel de feijão. É obrigatório…

 

Rota
Tempo 1 dia  |  Distância 177 km | Paragens 8 | Transporte  carro

Lisboa 37,2 km Arruda dos Vinhos 14,4 km Alenquer 20,1 km Serra de Montejunto 20,1 km Cadaval 19,5 km Óbidos 25,3 km Peniche 19,9 km Lourinhã 20,4 km Torres Vedras


PROVAR

VISITAR

DORMIR

COMER

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *