Todos os anos, entre os objetivos que muitos traçam, encontram-se sempre os de emagrecer, de fazer mais exercício físico ou de comer de forma mais saudável. Estas decisões começam e acabam muitas vezes em casa, e muitas acabam por ir parar à gaveta por falta de tempo ou motivação.
Mas não se pode dizer que a nossa cidade não dê uma mãozinha àqueles que querem apostar no clássico lema de “mente sã em corpo são”. Nos últimos anos, multiplicaram-se em Lisboa os restaurantes com opções saudáveis e mesmo as casas com muitos anos de actividade se adaptaram a estas exigências. Apesar das colinas, Lisboa convida à corrida e ao desporto ao ar livre e são muitas as actividades, da dança ao paddle, que aumentam o bem-estar e asseguram umas horas de lazer bem passadas.
Conheça um possível roteiro da Lisboa saudável.
RESTAURANTES
A comida saudável vem em diferentes formas e pode ser tomada nas mais diferentes refeições do dia. Decidindo por uma refeição mais equilibrada, opções não faltarão em qualquer restaurante ou café. No entanto, há espaços na cidade que fazem uma aposta clara na alimentação saudável, aderindo completamente a certas dietas ou oferecendo opções que têm em conta as modernas restrições alimentares. Da dieta paleo, que exclui todos os alimentos processados e se cinge aos consumidos pelos nossos antepassados pré-revolução agrícola às dietas vegetarianas e veganas, passando pelos restaurantes que pensaram nas cartas para incluir pessoas com restrições alimentares – como os diabéticos e celíacos –, aqui partilhamos alguns dos melhores restaurantes com comida saudável da cidade.
LOJAS E MERCADOS
As grandes superfícies comerciais já têm áreas específicas para produtos biológicos e saudáveis, mas se gosta mesmo do ambiente familiar de um super ou mini-mercado, ou mesmo um mercado ao ar-livre, pela cidade há vários cuja aposta é exclusivamente no bem-estar e nas opções saudáveis.
A aposta vai para os produtos frescos e biológicos de pequenos produtores, mas há opções saudáveis para tudo, dos alimentos embalados e bebidas (mas saudáveis) aos produtos cosméticos.
Se quer encher a dispensa de produtos saudáveis, estes espaços facilitam a tarefa:
EXERCÍCIO LIVRE
Quer fazer exercício físico mas não tem paciência ou carteira para o ginásio? Mesmo no inverno, o sol brilha em Lisboa, e são vários os jardins e parques espalhados pela cidade ou às portas desta que convidam ao exercício ao ar-livre. E ainda aproveita o tempo do exercício para contemplar as belas vistas e recantos da cidade…
ATIVIDADES
Gosta de fazer exercício e divertir-se ao mesmo tempo? Que tal trepar paredes? Dançar hip-hop ou kuduro? Andar pelas colinas de Lisboa ou junto ao rio de bicicleta?
Uma coisa é certa: em Lisboa há muitas formas de fazer exercício físico e nem todas elas precisam de ser exigentes ou estafantes. Ser feliz também dá saúde.