É uma das principais avenidas de Lisboa e assim tem sido desde a sua criação. Começou como passeio público pela mão do Marquês de Pombal e, em 1879, ganhou a configuração que hoje lhe conhecemos, com inspiração dos Campos Elísios de Paris. Foi transformada em Avenida, decorada com jardins. O tempo trouxe-lhe a calçada portuguesa, viu-lhe o acrescento de faixas de trânsito em diferentes sentidos. O que é certo é que esta avenida estendeu a cidade para Norte e cimentou-se como a nossa boulevard de aspirações.
ALTA GASTRONOMIA EXCLUSIVA
Aberto em 2017, o JNcQuoi é já um marco do luxo na cidade. O seu restaurante de cozinha de autor é um chamariz para aqueles que procuram alta gastronomia e um ambiente exclusivo, ao qual junta um delibar de produtos gourmet e a Fashion Clinic de homem, com marcas como Yves Saint Laurent ou Dolce & Gabanna. Ah, os macarons mais chiques do mundo também lá moram, na única Ladurée existente no país.
Perto da Avenida, no Hotel Ritz, o Varanda de Pascal Meynard dá à cidade cozinha Michelin com vista e o brunch mais faustoso da cidade. No Olivier Avenida, o conhecido chef apresenta a sua carta mais exclusiva e caprichada, num espaço sumptuoso. E já no fim da Avenida, por trás do hotel Avenida Palace, o Gambrinus continua a ser, tantas décadas volvidas, um refúgio da cozinha clássica de alto gabarito.
VESTES E ACESSÓRIOS DE LUXO
De cima a baixo, do lado esquerdo e do lado direito, é um autêntico desfile das lojas de marca de luxo. É que estão lá todas. Ora vejamos: Louis Vuitton, Gucci, Prada, Burberry, Michael Kors, Lacoste, MaxMara, Sandro, Ermenegildo Zegna, Lowe, Hugo Boss, Armani, Carolina Herrera, Chanel e isto para lojas de uma só marca. A Fashion Clinic e a Loja das Meias oferecem algumas destas marcas de luxo mundial e muitas outras em peças criteriosamente escolhidas. E para a joalharia e relojoaria mais brilhante há a Cartier, a Bulgari, a Torres Joalheiros, a Boutique dos Relógios e a Office Panerai.
HOTELARIA DE ESTRELAS
Encimando o Marquês de Pombal, ali à beira da Avenida, imponente, com uma vista panorâmica para Lisboa, está o Ritz, referência mundial de hotelaria. Descendo um pouco a Avenida, numa das transversais, encontramos o incrivelmente sofisticado e acolhedor PortoBay Liberdade. O Valverde esconde um oásis de conforto, cor e ecletismo lá mais para o meio da Avenida e mesmo no fim desta encontramos uma das referências clássicas do luxo hoteleiro português: o Avenida Palace.
VIVER NO MEIO DO LUXO (OU ACIMA DELE)
Viver na Avenida da Liberdade é hoje símbolo máximo de capital económico e social. Durante muitos anos foi associada ou a compras ou a escritórios, sendo um dos principais centros de negócios da cidade. Os últimos anos tornaram-na uma das zonas habitacionais mais caras do mundo, com um preço astronómico por metro quadrado. Muitos edifícios de escritórios estão a ser transformados em habitações espaçosas, com privacidade e fausto à altura das grandes capitais mundiais. Um luxo exclusivo que chama sobretudo milionários estrangeiros. Não será despropositado dizer, no entanto, que aqui, qualquer casa seria a casa de sonho de milhões. De pessoas, bem entendido.
Artigo produzido em parceria com Ins Portugal