A FLORESTA LAURISSILVA, O TRUNFO MAIOR

A Floresta Laurissílva é Património da Humanidade desde 1999 e trunfo maior da belíssima Natureza da ilha da Madeira

É na Macaronésia (região composta pelos arquipélagos de Cabo Verde, Canárias, Açores e Madeira) que esta floresta húmida subtropical encontra a sua ‘casa’ vai para uns 20 milhões de anos, época em que se estendia do Norte de África à Europa continental do Sul. O Atlântico tratou de suavizar o balancear do clima e por altura da formação do Mediterrâneo a Floresta Laurissilva tinha o destino traçado: o seu reino ficaria pelas ilhas como um monumento à sobrevivência insular.

Intocada, a sua maior área encontra-se precisamente na ilha da Madeira, uns 15 000 hectares de rara beleza. É trunfo turístico, de tal forma visitantes e locais ali se dedicam ao passeio por redes de levadas e veredas, morada de espécies de fauna e flora (as árvores da família das lauráceas como o loureiro, o barbuzano, o til e o vinhático), caminhadas de aventura que ajudam a tornar a Madeira um destino irresistível.

Em nenhum outro lugar do mundo se encontra uma Floresta Laurissilva tão bem preservada e em tão generosa área. Ocupando uns 20% da ilha da Madeira, está concentrada na costa Sul em altitudes que variam entre os 700 e os 1600 metros e na costa Norte, entre os 300 e 1400 metros.

O Parque Natural da Madeira organiza visitas guiadas através das levadas e gere o projeto Life Eco Compatível, programa de comunicação e informação em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. O estudo da flora (através de entrevistas etnobotânicas) é constante bem como o esforço da valorização da ruralidade, como no caso da recolha de informação sobre crenças e tradições antigas ligadas às plantas.

 

TAMBÉM NA MADEIRA

JARDINS E ESPAÇOS VERDES

Ver mais

QUINTAS E HOTÉIS NA NATUREZA

Ver mais

LEVADAS E VEREDAS A NÃO PERDER

Ver mais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *