Oeiras é hoje um concelho convidativo para visitar e até mesmo para viver. Conheça as razões que o vão fazer querer viver em Oeiras.
PATRIMÓNIO HISTÓRICO SURPREENDENTE
Oeiras conserva algum património histórico surpreendente que merece ser descoberto. O Palácio Marquês de Pombal é um dos edifícios mais marcantes do concelho. O interior reveste-se de obras decorativas tipicamente pombalinas, entre as quais estuques e azulejos. Os jardins deste palácio são representativos da arte do paisagismo em Portugal. A antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena é um espaço rico em história, assim como a Quinta Real de Caxias, construída entre os séculos XVIII e XIX, cujos jardins de influência francesa e traçado rigoroso ganham destaque e fama.
ESPAÇOS VERDES & ARTES
Entre os locais que mais atraem os visitantes, há que destacar o Parque dos Poetas, um espaço multifacetado que junta a poesia e a arte à natureza e ao ambiente. O Parque Anjos, em Algés, alia ao prazer de um passeio num jardim o interesse da visita a uma exposição.
PASSEIOS, DESPORTO E PRAIAS
E se a sua costa é o destino a que invariavelmente todos os caminhos acabam por ir dar, os seus espaços verdes, tal como o Jamor, com o seu Complexo Desportivo, são igualmente uma boa opção para os que gostam de atividades ao ar livre. O enorme paredão junto ao mar vai até Algés e convida a passeios e caminhadas ao ar livre e também à prática de desporto. No verão, há diversidade de praias e bom tempo para ir a banhos e apanhar sol.
EXCELENTE LOCALIZAÇÃO
Tem mar e espaços verdes “à janela” e está bem perto de Cascais e Lisboa (a cerca de 20 km de cada). O acesso é facilitado através da autoestrada e do comboio que liga todos estes destinos. É para muitos o sítio ideal para morar, com grandes núcleos empresariais, comércio e zonas de lazer a apenas uns passos.
Artigo em parceria com a INS