ROTEIRO DE OEIRAS: O QUE VER, FAZER, ONDE COMER E DORMIR

A DAR A MÃO AO TEJO PARA QUE O RIO CHEGUE SEGURO AO OCEANO, UM TEIMOSO PAREDÃO MOSTRA COMO OEIRAS VIVE DE LIGAÇÕES E ENGENHO. ENTRE O VERANEIO, O NEGÓCIO, OS PARQUES A PERDER DE VISTA E A URBANIDADE COM SENTIDO, ESTE É UM LUGAR QUE SÓ MUDA PARA SER ALTERNATIVO.

Do mar, o Farol do Bugio dita há meio milénio as regras de quem entra e sai. Oeiras acredita que esse monumento único, capaz de rasgar ondas e domar tempestades é seu por direito. De certa forma, é esse o farol que ilumina um concelho diferente.

Marina de Oeiras

Marina de Oeiras

O concelho de Oeiras é um dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa. A nascente faz fronteira com a capital, a poente com Cascais, a norte com Sintra e Amadora e a sul encontra o Rio Tejo e o Oceano Atlântico. Com uma área de 46 Km2, Oeiras está a apenas 15 minutos de distância do Aeroporto Internacional de Lisboa. Os acessos são variados, através da autoestrada A5 ou pela Estrada Marginal. A rede de transportes públicos rodoviários possibilita a ligação a toda a região envolvente, sendo apoiada pela linha ferroviária que faz a ligação Lisboa, Oeiras e Cascais.

Mergulho da Baleia, no Passeio Marítimo

Mergulho da Baleia, no Passeio Marítimo

O seu clima é temperado marítimo, propício a atividades de ar livre. A sul, a linha costeira estende-se ao longo de nove quilómetros, onde as praias da Torre, Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias são pontos de referência, hasteando a Bandeira Azul que atesta a sua qualidade ambiental.

Praia da Torre

Praia da Torre

Ao longo da linha de costa, fortes e faróis lembram a importância estratégica do concelho e as trocas comerciais durante o período dos Descobrimentos Portugueses. Este território foi também considerado uma zona agrícola e industrial de referência.

Sebastião José de Carvalho e Melo, figura incontornável de Oeiras e da história de Portugal, foi Ministro do rei D. José I, que lhe deu o título de Conde de Oeiras, em 1759, e de Marquês de Pombal, em 1770.

A oferta gastronómica é variada e de qualidade, entre a cozinha tradicional portuguesa e a internacional, com destaque para os sabores do mar e a doçaria tradicional.

Indissociável da gastronomia, o vinho, com a Região Demarcada de Carcavelos a existir desde 1908. O vinho de Carcavelos marca Villa Oeiras, produzido pelo Município na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, é uma referência nacional e internacional, posicionando Oeiras na rota do enoturismo.

A oferta cultural e de lazer é outra das marcas de Oeiras. Os Jardins e o Palácio do Marquês de Pombal, classificado como monumento nacional, é um exemplo do valioso património do século XVIII, a Fábrica da Pólvora de Barcarena, a Quinta Real de Caxias, o Parque dos Poetas, o Palácio do Egipto, o Palácio Anjos, o antigo Convento da Cartuxa ou o Aquário Vasco da Gama são alguns exemplos do muito património ambiental e construído que existe para explorar em Oeiras, a par do património religioso, onde se incluem igrejas, capelas e o Santuário de Nossa Senhora da Rocha.

Palácio Marquês de Pombal

Palácio Marquês de Pombal

Quinta Real de Caxias

Quinta Real de Caxias

Parque dos Poetas

Parque dos Poetas

Fábrica da Pólvora de Barcarena

Fábrica da Pólvora de Barcarena

Os eventos desportivos têm vindo também a marcar a agenda ao longo dos anos, com destaque para a Corrida do Tejo, o Marginal à Noite, o Mexa-se na Marginal, a Travessia António Bessone Basto, o Triatlo de Oeiras, entre outros. O programa de animação é regular e variado ao longo do ano. Grandes eventos como o NOS Alive ou o Festival Sete Sóis Sete Luas, exposições de arte, peças de teatro, concertos, recitais, animação infantil, diálogos e palestras tornam os dias mais ricos em Oeiras. Realizam-se também feiras, mercados e festas variadas dedicadas à gastronomia ou às tradições populares portuguesas, às velharias ou às celebrações religiosas, com destaque para as Festas de Oeiras.

Jamor

Jamor

Piscina Oceânica

Piscina Oceânica

A oferta hoteleira, em crescimento, propõe um serviço de grande qualidade a todos os que se hospedam no concelho e os grandes parques empresariais, como o Taguspark, o Lagoas Park, a Quinta da Fonte ou o Arquiparque, fazem com que aqui se sinta o fervilhar da atividade empresarial mas, também, o pulsar da investigação científica, com epicentro em instituições de referência nessa área.

VISITAR

FAZER

COMER

ver +

DORMIR

ver +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

SUBSCREVA A NEWSLETTER

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO