O Global Peace Index 2018, relatório que nomeia os países mais seguros do mundo, promoveu Portugal à 4ª posição da sua lista.
No seu relatório Índice da Paz Global (Global Peace Index) referente a 2018, o Instituto de Economia e Paz (IEP) coloca Portugal na 4ª posição entre os países mais seguros do mundo. No documento, o país é referenciado pela combinação da qualidade de vida, preços acessíveis, beleza e nível de segurança, num ano que o IEP diz ter sido o menos pacífico da última década.
O relatório inclui uma lista de 163 países, cada um deles avaliado segundo três critérios de segurança e paz: a existência de conflitos domésticos ou internacionais, o nível de harmonia ou discórdia no país e os indicadores militaristas. A pontuação a atribuir terá em linha de conta factores relacionados, como a importação de armas e a estabilidade política.
A liderança do ranking dos países mais seguros do mundo não sofre alteração há 10 anos, com a Islândia no topo da lista. A Nova Zelândia e a Áustria completam o quadro de nações consideradas pelo IEP como sendo mais seguras que Portugal. A lista dos 10 primeiros segue com a Dinamarca, Canadá, República Checa, Singapura e Irlanda.