COM MAIS DE 2500 ANOS DE HISTÓRIA, A CIDADE DE BEJA, ERGUIDA NUM MORRO, TEM TODA UMA VASTA PLANÍCIE VERDEJANTE A SEUS PÉS, ORIENTADA PARA O CULTIVO DE TRIGO, OLIVEIRAS E VINHA.
Conquistada aos celtas pelos romanos, denominada de Pax Julia em honra de Júlio César, a cidade de Beja foi terra de visigodos e árabes, destruída nas Invasões Francesas, reerguendo-se depois para mostrar a história da sua resiliência a quem a quer visitar.
Do alto dos seus 40m – a mais alta do país – a Torre de Menagem, em estilo gótico, convida a ver a paisagem circundante. Local de amor de uma freira por um cavaleiro francês, o Convento de Nossa Sra. da Conceição exibe a janela onde Mariana Alcoforado esperou pelo regresso do amado, romance que terá inspirado o clássico da literatura “Lettres Portugaises”.
Próximo da cidade, a villa de Pisões convida a conhecer as ruínas de uma das mais antigas explorações agrícolas romanas, com mais de 2000 anos.
Vocacionada para o turismo de natureza, Beja poderá ser ainda melhor apreciada num passeio de balão ou a cavalo, em btt, jipe ou caminhadas, da mesma forme que convida a praticar o birdwatching ou a canoagem pelo Guadiana e seus afluentes.
A sopa de beldroegas, as migas com entrecosto, o paio e o vinho, como o da talha, de herança romana, são um despertar das papilas gustativas de um bom garfo.
Anualmente, realiza-se a feira agrícola Ovibeja, de cariz internacional e que atrai milhares de visitantes.